Resumo

Título do Artigo

A Dupla Materialidade e os Desafios e Perspectivas para a Contabilidade: um Ensaio Teórico
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cristiano Barreira da Ponte
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Caren Stela Máximo Batista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - Universidade Federal do Ceará

Reumo

A preocupação com o impacto das atividades empresariais ganhou relevância nas últimas décadas, passando a ser do interesse não apenas de investidores e credores, mas de toda a coletividade, afetada pelos impactos sociais e ambientais da atuação das empresas. Nesse contexto, a divulgação de informações contábeis a partir de uma materialidade com viés exclusivamente financeiro não atende as expectativas desse conjunto mais amplo de stakeholders, , sendo necessária a utilização de um conceito mais abrangente. A dupla materialidade surge como uma resposta adequada para essa problemática.
A materialidade tem proximidade com o que é relevante, que torna uma informação importante para a tomada de decisão, podendo estar relacionada com vários mecanismos de divulgação de informação quantitativa e descrições ou qualificações relevantes desses dados (Hendriksen; Van Breda, 1999). A dupla materialidade incentiva uma empresa a julgar a materialidade a partir de duas perspectivas: uma direcionada à compreensão do desenvolvimento e desempenho da empresa, e outra que diz respeito ao impacto ambiental e social das atividades da empresa em uma ampla gama de stakeholders (Adams et al., 2021)
O conceito de dupla materialidade tem papel relevante na temática da sustentabilidade empresarial. Incorpora uma visão abrangente do que é “material”, deixando de considerar somente as informações que apresentam relevância financeira para os investidores, incluindo também questões relacionadas ao impacto socioambiental da atuação das empresas. A aplicação da dupla materialidade é uma tendência na divulgação de relatórios contábeis voltados para a agenda ESG, tendo em vista que os relatórios elaborados exclusivamente a partir da visão financeira não atendem mais as expectativas dos stakeholders
ADAMS, C.A. et al. The double-materiality concept Application and issues. Project Report. Global Reporting Initiative. 2021 BEBBINGTON, J.; UNERMAN, J. (2018). Achieving the United Nations Sustainable Development Goals: An enabling role for accounting research. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 31(1), 2-24 HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F. Teoria da Contabilidade.1.ed. São Paulo: Atlas, 1999.