Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS PARA SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO APLICADO AO SETOR PÚBLICO DO ESTADO DO RS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Hilberto Carlos Schaurich
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Curso de Pós Graduação Responsável pela submissão
2 - Lisiane Celia Palma
Instituto federal de ciência e tecnologia do Rio grande do Sul - Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Reumo

Considerando-se a relevância da sustentabilidade como estratégia organizacional, o grande desafio das organizações tem sido encontrar colaboradores cujas habilidades e competências estejam alinhadas a esta estratégia. A razão que nos leva a mergulhar neste assunto é o desafio encontrado pelas organizações em desenvolver novas competências, devido ao aumento da complexidade no mundo empresarial gerado a partir da busca de novas estratégias para tornar as organizações mais competitivas, pois a cada reposicionamento estratégico da organização, novas habilidades são demandadas.
O problema de pesquisa para este estudo é: como as competências para a sustentabilidade têm sido desenvolvidas no setor público do Estado do Rio Grande do Sul? E para responder esta questão problema nos pautaremos no objetivo geral deste estudo que é analisar como as competências para a sustentabilidade têm sido desenvolvidas pelo Departamento de Gestão de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul.
Nesta seção, aborda-se os conceitos de competência e sustentabilidade, bem como, o desenvolvimento conceitual de competência individual e organizacional e por fim, como resultados da pesquisa, como ocorre o desenvolvimento das competências para sustentabilidade no setor público do Estado do RS. Apresenta-se um conjunto de ideias, discussões e resultados alcançados por alguns autores que já pesquisaram sobre o assunto proposto neste estudo.
Para o desenvolvimento de estudo realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Foi elaborado um levantamento teórico-metodológico sobre competências e sustentabilidade, e suas relações. O levantamento de campo foi realizado no Departamento de Gestão de Pessoas, vinculado a Subsecretaria de Gestão de Pessoas do Estado do RS. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a gestora do departamento de Gestão de Pessoas e com os chefes de divisão que compõem o departamento.
Os resultados são parciais, pois a pesquisa está em andamento.
Por fim, pode-se afirmar que as competências para sustentabilidade são essenciais para o desenvolvimento de ações organizacionais voltadas para a sustentabilidade, sendo importante a discussão desse tema dentro das organizações públicas, além das privadas.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. KUZMA, Edson Luis; DOLIVEIRA, Sérgio Luis Dias; SILVA, Adriana Queiroz. Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática. Rio de Janeiro, Cad. EBAPE.BR, v. 15, Edição Especial, Artigo 3, Set. 2017, p. 428-444. MUNCK, Luciano; BANSI, Ana Claudia; GALLELI, Barbara. Sustentabilidade em Contexto Organizacional: uma análise comparativa de modelos que propõem trajetórias para sua gestão. Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 44, p. 91-110, abril 2016.