Resumo

Título do Artigo

HABILIDADES PROFISSIONAIS CONTRIBUINTES PARA O BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO, SOB A ÓTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - ÍTALO FALCÃO DE LIMA
-
2 - Lucas de Souza
Centro Universitário Fametro - Unifametro - Carneiro da Cunha Responsável pela submissão

Reumo

Em qualquer esfera pessoal ou profissional, o ser humano não sobrevive sem se relacionar com os outros. No meio corporativo, o relacionamento interpessoal está associado à conduta do colaborador diante de crises, conflitos, superação de obstáculos e a forma com que ele lida com seus colegas de trabalho com perfis distintos. Isso requer habilidades que precisam ser desenvolvidas, tanto quanto as competências técnicas.
Diante desse contexto, chegou-se a seguinte questão de pesquisa: quais habilidades profissionais contribuem com o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? O objetivo geral desta pesquisa é conhecer diferentes habilidades profissionais que contribuem para o bom relacionamento interpessoal no ambiente organizacional, sob a ótica da literatura.
Uma das habilidades exigidas no currículo dos colaboradores nos dias atuais é a de saber trabalhar em equipe e relacionar-se bem, priorizando dentre as atribuições específicas do cargo ou função que ocupam manter uma convivência saudável, harmônica e, sobretudo, ética no ambiente de trabalho. No entanto, esse ainda é um desafio para os gestores de Recursos Humanos que devem estar atentos a essa questão e estabelecer uma política voltada para a gestão de relacionamentos a fim de garantir a harmonia esperada nas relações.
Este estudo é de natureza qualitativa, pois seu foco de interesse é amplo, mas que proporciona uma percepção mais afunilada de uma realidade social, levando a compreender as razões e motivações comportamentais dos indivíduos. Buscou-se também parâmetros para uma análise reflexiva acerca de como deve ser o relacionamento interpessoal no trabalho em equipe. Para a elaboração deste estudo, foram desenvolvidas pesquisas em instrumentos bibliográficos como, por exemplo, artigos, livros, monografias e dissertações.
Nunca se falou tanto sobre a importância do trabalho em grupo como nos tempos atuais. A procura por indivíduos que tenham habilidades para trabalhar em equipe é cada vez maior e os próprios profissionais apontam esta característica como uma competência essencial (ANTONACCIO, 2018). Soma-se a isso, variadas experiências e comportamentos que, se bem aproveitados, trazem resultados superiores nas mais diversas situações (ANTONACCIO, 2018).
Desta forma, conclui-se que o trabalho em equipe alia o desejo de realização do indivíduo, seja profissional ou pessoal, à vontade de se conquistar o objetivo comum, como comunicação, estímulo a opiniões diferentes, capacidade de assumir riscos, confiança, respeito, mente aberta e cooperação, em uma troca permanente de experiência e esforços em prol da eficácia das relações interpessoais.
ALBUQUERQUE, Jamil. A arte de lidar com pessoas: a inteligência interpessoal aplicada. 2ª ed. São Paulo: Planeta, 2012. BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1. Ed. Rio de Janeiro: Dunya, 2017. BRONDANI, Jera Porto. Relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe: uma análise sobre a influência na qualidade de vida no trabalho. Porto Alegre, 2010.