Resumo

Título do Artigo

DESPERDÍCIO ALIMENTAR DOMÉSTICO E A TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Murilo Matias Hermínio
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias Responsável pela submissão
2 - Nathalia Oliveira Palitot Aragão
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CCSA
3 - Stephanie Ingrid Souza Barboza
Universidade Federal da Paraíba UFPB - ufpb

Reumo

A América Latina e o Caribe enfrentam sérios desafios de segurança alimentar, com a fome aumentando para 8,6% em 2021, acima da média global. O desperdício de alimentos é parte desse problema. Reduzir o desperdício é crucial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A teoria do comportamento planejado pode ajudar a compreender e mudar os comportamentos relacionados ao desperdício de alimentos em casa. Esta revisão visa analisar estudos que aplicam essa teoria ao desperdício de alimentos e avaliar como contribuem para sua redução, fornecendo dados para políticas eficazes.
A questão central deste estudo é: "Quais são os desdobramentos das pesquisas que exploram a aplicação da teoria do comportamento planejado no contexto do desperdício de alimentos em domicílio e como eles influenciam a redução desse desperdício?". Nesse sentido, o objetivo desta é analisar a produção científica relacionada à teoria do comportamento planejado aplicada ao desperdício alimentar doméstico, visando entender de que maneira esses estudos contribuem para promover mudanças comportamentais em relação ao desperdício.
Perdas e desperdícios de alimentos referem-se ao descarte de alimentos próprios para consumo humano, ocorrendo em todas as etapas da cadeia alimentar. Esse problema tem implicações sociais, econômicas, ambientais e políticas significativas. Estudos no Brasil revelam altos índices de desperdício doméstico, relacionados à procrastinação na gestão de sobras. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) é uma abordagem utilizada para compreender o comportamento humano, enfatizando a importância da intenção como preditora das ações.
Uma revisão sistemática da literatura investigou o desperdício doméstico de alimentos em relação à teoria do comportamento planejado. A pesquisa envolveu buscas em várias bases de dados, resultando em 16 artigos após critérios de seleção rigorosos. Os artigos foram categorizados por ano, país, metodologia e foco da pesquisa, abordando a compreensão do comportamento do consumidor e os fatores que influenciam a intenção de reduzir o desperdício alimentar. Analisando às dimensões bibliométricas, metodológicas e de conteúdo, seguindo as orientações propostas por Alves et al. (2022).
A revisão sistemática mostrou que o modelo de Ajzen (1991) para prever a intenção de reduzir o desperdício de alimentos em casa foi eficaz. Além disso, a inclusão de preditores adicionais, como atitudes ambientais, consciência ambiental, planejamento, arrependimento, identidade, atitudes financeiras, normas morais e hábitos, fortaleceu a capacidade da Teoria do Comportamento Planejado em explicar essa intenção, todos com significância estatística.
A revisão sistemática examinou pesquisas sobre o uso da Teoria do Comportamento Planejado para reduzir o desperdício de alimentos domésticos. Foram encontrados 16 artigos relevantes após filtragem. A teoria explicou a intenção de reduzir o desperdício, mas preditores adicionais, como atitude ambiental e normas morais, também foram significativos. Essa revisão contribuiu para melhorar o entendimento do comportamento do consumidor em relação ao desperdício de alimentos e oferece insights para formuladores de políticas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ALVES, Elia Elisa Cia et al. Como Fazer uma Revisão Sistemática da Literatura? Um Guia Prático em Governança Marinha. In: FERNANDES, Ivan Filipe (Org.). Desafios metodológicos das políticas públicas baseadas em evidências. Editora IOLE, 2022, p.119-158.