Resumo

Título do Artigo

NATUREZA PROTEGIDA E PESSOAS FELIZES: UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO SUSTENTÁVEL MEDIADO PELA RELIGIOSIDADE E ÉTICA NA BUSCA PELO BEM-ESTAR SUBJETIVO
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Moniele Ferreira Nogueira
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Piracicaba
2 - Hermes Moretti Ribeiro da Silva
- Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade de Engenharia de Bauru
3 - Eduardo Eugenio Spers
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - Departamento de Economia, Administração e Sociologia
4 - Matheus Vieira de Souza
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Bauru Responsável pela submissão

Reumo

Este estudo investiga a relação entre consumo sustentável e religiosidade, explorando como valores emocionais afetam as escolhas do consumidor. A exploração excessiva de recursos naturais impacta o clima global, e a busca pela sustentabilidade pode aumentar a satisfação pessoal. A religiosidade, associada à felicidade, é incorporada como variável. Este estudo contribui para um futuro mais sustentável e satisfatório (FARIA, 2014; PRINZING, 2023; SHETH; NEWMAN; GROSS, 1991; LENTON et al., 2023; RIZVI; HOSSAIN, 2016; NGAMABA; SONI, 2018).
Há indícios de que as pessoas que se dedicam à religiosidade são mais susceptíveis às escolhas sustentáveis e, consequentemente, podem experimentar alta taxa de satisfação com a vida? A proposta da pesquisa é apresentar contribuições teóricas e viabilizar indicadores sobre a relevância do comportamento sustentável para a alta na taxa da satisfação com a vida e, desta forma, incentivar o consumo sustentável.
Este estudo explora relações entre bem-estar subjetivo, consumo sustentável e compromisso religioso. Frederickson (2001) destaca a influência das emoções positivas no bem-estar. O consumo sustentável, requer escolhas conscientes, podendo inicialmente parecer sacrificante, mas recompensador (Prinzing, 2023). Valores intrínsecos promovem bem-estar pessoal e comunitário (Brown e Kasser, 2005). O comportamento antiético afeta negativamente o comportamento sustentável (Li et al., 2015). A religiosidade, influente nas decisões de compra, pode impulsionar cuidados com o meio ambiente (Adão, 2007).
Para analisar a relação entre os constructos foram utilizadas cinco escalas validadas: Comportamento Sustentável de Vitell e Muncy (2005), a Escala de Comportamento Ético do Consumidor (MUNCY; VITELL, 1992), a Escala de Satisfação com a Vida de Diener et al., (1985) e a Escala de Religiosidade de Worthington et.al, (2012). O questionário foi realizado via google forms e a análise de dados foi feita através da modelagem de equações estruturais
O questionário aplicado obteve 346 respostas, sendo que 52,6% do de sexo masculino e 46,5% do sexo feminino. Dados da amostra indicam que 38% possuem graduação completa. Dos respondentes, 71% das pessoas se declararam brancas, 57% estão casados ou estão em união estável. O trabalho encontrou relações significativas entre comportamento sustentável e compromisso religioso, compromisso religioso e satisfação com a vida e comportamento antiético e comportamento sustentável. Além disso o compromisso religioso mediou o comportamento sustentável e a satisfação com a vida.
Este estudo explorou a relação entre consumo, bem-estar subjetivo, comportamento sustentável, ética e religiosidade. Os resultados revelaram que a religiosidade atua como mediadora, ligada à felicidade e sustentabilidade. Maior aversão ao comportamento antiético está relacionada a atitudes sustentáveis. Isso confirma a complementaridade entre felicidade e bem-estar ecológico (Brown e Kasser, 2005) e a importância do compromisso religioso na promoção do comportamento
CAHERO-MARTÍNEZ, Silvia; GARCÍA-RODRÍGUEZ, Nuria; SALIDO-ANDRÉS, Noelia. Because I'm happy: exploring the happiness of shopping in social enterprises and its effect on customer satisfaction and loyalty. Management Decision, [S.L.], p. 0-0, 7 fev. 2023. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/md-11-2022-1536 KJELL, Oscar N. E.. Sustainable Well-Being: a potential synergy between sustainability and well-being research. Review Of General Psychology, [S.L.], v. 15, n. 3, p. 255-266, set. 2011. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1037/a0024603