Resumo

Título do Artigo

VEÍCULOS ELÉTRICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Marceli Adriane Schvartz
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Responsável pela submissão
2 - Lucas Veiga Ávila
- Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
3 - Elda Rodrigues Steinhorst Kraetzig
Instituto Federal Farroupilha - Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

O desenvolvimento tecnológico impulsionou um aumento na economia global de forma significativa, fazendo com que a extração de recursos naturais e a utilização de combustíveis fósseis provocassem consequências (FRIZZO, 2023). Todo esse crescimento econômico baseia-se em fluxos de extração, produção, uso e desperdício (EMF, 2019). No atual contexto, há uma grande quantidade de veículos em circulação, com uma taxa de crescimento significativo ao longo dos anos, tornando os transportes um dos grandes contribuidores na emissão de poluentes para atmosfera (WANG E DONG, 2016).
A promoção de veículos elétricos permite contribuir para as metas de redução de carbono, o que restringe de modo efetivo a poluição do ar e do ruído urbano (IEA, 2017). O setor de transportes no Brasil apresenta um elevado número de veículos motorizados individuais, o que evidencia a existência de diversos motivos para a compra de automóveis (SILVA, 2020). Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Web of Science, Scopus e Science Direct no período de 2018 a 2022, visa compreender quais os fatores que influenciam na tomada de decisão de compra desse tipo de veículo
Os veículos elétricos surgiram no mercado no século XIX, no entanto, problemas relacionados ao armazenamento de energia e ao carregamento de baterias, fez com que os veículos com motores a combustão fossem favorecidos (NASCIMENTO, 2021). No entanto, a necessidade de adotar políticas relacionadas a sustentabilidade e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), fez com que novas alternativas fossem buscadas, tendência que se intensificou após os anos 2000 (FRANÇA, 2018).Deste modo, surgiram novas pesquisas para o desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade (SCHIAVI, 2020).
A revisão sistemática da literatura possibilita a identificação do conhecimento existente na área selecionada para o estudo, por meio de uma questão de pesquisa (FELIZARDO et al., 2017). Nesse cenário, ao empregar esse método, torna-se viável identificar os estudos mais significativos na área de Compra de Veículos Elétricos, através da seleção dos trabalhos mais relevantes nas bases de dados da Web of Science, Scopus e Science Direct. Utilizando o Software Zotero para a catalogação de arquivos e, posteriormente, com a assistência do Software VOSviewer e do Bibliometrix.
Com base nessas etapas, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em identificar os fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra de veículos elétricos. Foram catalogadas 8.040 publicações e através da leitura flutuante e analítica resultou na seleção final de 430 trabalhos. Com a revisão, foi possível evidenciar a evolução da temática de compra de veículos elétricos. Além do aumento de publicações na área, foi identificado o agrupamento dos termos mais frequentemente utilizados, incluindo “compra de veículos elétricos” e “incentivos” a adoção da eletromobilidade.
Diante do exposto, nota-se um aumento significativo na busca por investigar e analisar informações relacionadas a compra de veículos elétricos nos últimos anos. O estudo de fatores e variáveis que podem influenciar na aquisição desses veículos é de extrema importância, pois possibilita a implementação de políticas públicas mais eficazes. Nesse contexto, um fator de grande relevância está associado ao preço de compra, o que acaba influenciando os consumidores durante o processo de aquisição (GÓMEZ VILCHEZ et al., 2019).
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY – IEA. Global EV Outlook 2022, securing supplies for an electric future. Paris: IEA, 2022. SINGH, P. K.; SARKAR, P. A framework based on fuzzy Delphi and DEMATEL for sustainable product development: A case of Indian automotive industry. Journal of Cleaner Production, [s. l.], v. 246, p. 118991, 2020. WANG, P.; CHENGYI, G.;, ZHUGE, C.; MINGDONG, S. Characteristics and attitudes of actual electric vehicle adopters from different classes of cities, Research in Transportation Business & Management, v. 43, 2022.