Resumo

Título do Artigo

ANDAR A PÉ EU VOU: ANÁLISE DE CAMINHABILIDADE EM UMA CIDADE NA PARAÍBA, BRASIL.
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Laura Katarina da Silva Pereira Aragão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Responsável pela submissão
2 - Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A mobilidade ativa é tida como sinônimo de qualidade de vida. No Brasil, o caminhar é o meio de deslocamento mais utilizado nas cidades (ANTP, 2017), entretanto, caminhar com qualidade e segurança ainda é um desafio no país. Em um cenário onde espaços amigáveis para o pedestre constituem cidades saudáveis e vibrantes (Battista & Manaugh, 2019), a caminhabilidade surge para mensurar como as características do ambiente urbano favorecem ou não a sua utilização para deslocamentos a pé (ITDP Brasil, 2016), sua medição deve considerar a percepção do pedestre para uma melhor gestão (Gehl, 2017).
Observando os benefícios da mobilidade a pé e sua importância no contexto brasileiro, se faz necessário estudar a caminhabilidade nas cidades brasileiras considerando o olhar dos pedestres. Diante disso, surge a seguinte problemática: Como as condições de caminhabilidade na cidade de Queimadas são avaliadas pelos pedestres.O objetivo deste estudo é analisar as condições de caminhabilidade na cidade de Queimadas, no estado da Paraíba, a partir da perspectiva dos pedestres. Para tanto, será aplicado o modelo proposto por Medeiros e Vasconcelos (2021).
No Brasil, as cidades foram pensadas para os automóveis, porém esse modelo de mobilidade traz inúmeros problemas (Carvalho, 2016; Gomide & Carvalho, 2016). Assim, o incentivo ao caminhar surge como uma alternativa e a caminhabilidade se apresenta como instrumento para mensurar as condições de uma localidade para os pedestres (ITDP, 2016). Como “a caminhabilidade é a base para a cidade sustentável” (Forsyth & Southworth, 2008, p.1) torna-se extremamente importante estudar as condições de caminhabilidade nas cidades brasileiras, sobretudo pela ótica dos pedestres, que são a maioria no contexto.
Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, a técnica de pesquisa documental e registros fotográficos foram utilizados para embasar o contexto estudado. O lócus de estudo será a Rua João Barbosa da Silva, localizada no centro da cidade de Queimadas, município brasileiro de Queimadas, localizado no estado da Paraíba. Para escolha dos sujeitos da pesquisa, foi estabelecido o seguinte critério: moradores da cidade de Queimadas - PB, que residam na zona urbana, conheçam a rua estudada e caminhem por ela rotineiramente.Para análise dos resultados, será utilizada a técnica de análise de conteúdo.
Diante da análise dos resultados, nota-se que as condições de caminhabilidade da Rua João Barbosa da Silva são insatisfatórias. A dimensão Segurança Pública foi considerada a mais importante pelos entrevistados, seguida de Mobilidade, Ambiente, Calçada, Segurança Viária e Atração, respectivamente. A hierarquia de grau de importância busca avaliar quais dimensões e seus aspectos cada entrevistado considerou como prioritários de se ter investimento por parte do poder público, sendo a dimensão mais importante aquela que mais necessita de atenção das autoridades gestoras.
A partir dos resultados, conclui-se que as condições de mobilidade pedonal existentes atualmente na Rua João Barbosa da Silva são insatisfatórias. Depreende-se que embora a Rua necessite de melhorias e incentivo nos aspectos de caminhabilidade, a mesma possui potencial de se tornar mais amigável para os pedestres. Por se tratar da principal rua da cidade e por possuir um grande valor histórico e simbólico para os queimadenses, olhar para a caminhabilidade com mais atenção sobretudo nesse trecho da cidade é um passo inicial para oferecer uma melhor qualidade urbana para as pessoas.
Medeiros, A. A. de ; Vasconcelos, A.C.F De. (2021). Índice de Caminhabilidade: uma proposição de análise a partir da percepção dos pedestres. Anais do XXIII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, São Paulo.Jacobs, J. (2011). Morte e vida de grandes cidades. Tradução: Carlos S. Mendes Rosa, revisão da tradução: Maria Estela Heider Cavalheiro, revisão técnica: Cheila Aparecida Gomes Bailão. – 3 ed. – São Paulo : Editora WMF Martins Fontes.Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP). (2018). Índice de Caminhabilidade versão 2.0.