Resumo

Título do Artigo

Sinergias entre Economia Circular e Economia Compartilhada: Caminhos para Modelos de Negócios Sustentáveis
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Lilian Carolina Viana
- Faculdade de Ciências Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Christiano França da Cunha
- FEA/USP

Reumo

Ao comparar os conceitos de economia circular e economia compartilhada, Henry et al. (2021) verificaram que ambos possuem ligação com a sustentabilidade, com modelos de negócio, com o consumo sustentável e com a governança. Entretanto, mais esforços acadêmicos para entender como as diferentes abordagens de novas economias afetam a sustentabilidade do ambiente, da sociedade e da economia são necessários (Pu et al., 2021). Além disso, este é um tema emergente e exploratório, especialmente em países onde poucas empresas adotaram os princípios da economia compartilhada (Jabbour et al., 2020).
Este artigo possui como problema de pesquisa: como a economia circular e a economia compartilhada se aproximam de modelos mais sustentáveis? Para respondê-lo tem-se como objetivo principal identificar na literatura as aproximações entre economia circular e economia compartilhada que apontem um caminho para um modelo mais sustentável. Ao buscar este objetivo, pretende-se contribuir com o entendimento dos fatores que podem indicar possíveis iniciativas para o alcance da sustentabilidade.
A relação da sustentabilidade na economia circular oferece uma visão de longo prazo no alcance das metas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (Awan & Sroufe, 2022). Além da economia circular, a economia compartilhada promove o crescimento econômico e a sustentabilidade, por meio da redução de recursos e da promoção de um consumo mais consciente (Hsiao et al., 2018). Ao ligar a economia circular à economia compartilhada é possível alcançar a sustentabilidade, o que também depende do papel fundamental das instituições na promoção dos modelos (Aldieri et al., 2021).
A presente pesquisa consistiu em uma revisão sistemática da literatura. Para tanto, as definições quanto aos parâmetros seguiu os três estágios definidos por Tranfield et al. (2003): planejamento, condução e relatório da revisão. Os trabalhos foram mapeados usando software VOSviewer e, complementarmente, foi realizada uma análise de conteúdo (Bardin, 2011). Para isso, foi empregado o software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2, geradas as estatísticas textuais e a Classificação Hierárquica Descendente para a posterior descrição.
O estudo analisou 103 publicações, que se mostraram diversificadas, envolvendo mais de 300 autores. Dois caminhos já foram explorados na literatura: I) consequências da adoção dos modelos circular e compartilhamento, e II) investigações sobre a alteração no comportamento de consumo. Ademais, foi indicado alguns futuros passos à um modelo mais sustentável, como: o consumo sustentável, a digitalização, os novos modelos de negócios, a atuação conjunta de agentes e, os desafios para o alcance da sustentabilidade que ainda cercam a sociedade.
Percebeu-se que, de fato, essas abordagens possuem propostas alinhadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável. O resgate da literatura mostrou que a pesquisa sobre os novos modelos econômicos de circularidade e compartilhamento, em conjunto, tem sido algo recente. Quanto a problemática investigada é possível apontar que a economia circular e a economia compartilhada se aproximam de modelos mais sustentáveis. As conclusões deste estudo têm implicações ao oferecer insights sobre como modelos econômicos emergentes contribuem para um futuro mais sustentável.
Geissdoerfer, M. et al. (2017). The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, 143. Aldieri, L., et al. (2021). Circular Economy Business Models: The Complementarities with Sharing Economy and Eco-Innovations Investments. Sustainability, 13(22). Atstaja, D., et al. (2022). Sharing Model in Circular Economy towards Rational Use in Sustainable Production. Energies, 15(3). Böcker, L., & Meelen, T. (2017). Sharing for people, planet or profit? Analysing motivations for intended sharing economy participation. Environmental Innovation and Societal Transitions, 2