Resumo

Título do Artigo

UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR DE AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE ORIUNDO DE TESES E DISSERTAÇÕES NO BRASIL (2018-2022)
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sergio Augusto Torres Mendes
Universidade Federal do Amazonas - Universidade de Fortaleza - UNIFOR Responsável pela submissão
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
- Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
3 - Armando Araujo de Souza Junior
-
4 - Alexandre Pirangy de Souza
-
5 - CRISTIANE DO NASCIMENTO BRANDÃO
- Faculdade de Estudos Sociais

Reumo

A literatura científica já aponta aplicações das tecnologias da Quarta Revolução Industrial em campos de atuação alheios as companhias industriais. Um deles é a Agricultura: os processos braçais e as técnicas que por décadas foram utilizadas nas atividades de plantio e colheita estão sendo gradativamente acompanhados por inovações tecnológicas atinentes a Quarta Revolução Industrial, conforme será demonstrado no decurso deste estudo. Os estudos de Borges et al. (2019) aponta que o agronegócio é uma das atividades.
Os estudos de Borges et al. (2019) aponta que o agronegócio é uma das atividades mais representativas no cenário econômico nacional, a ponto de responder por ¼ do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no ano de 2017. Para que o agronegócio continue sendo relevante, um dos fatores condicionantes é a modernização do setor, a qual já é apontada por pesquisas científicas no âmbito da literatura nacional. Portanto, o objetivo geral deste artigo é evidenciar a utilização de tecnologias da Indústria 4.0 em processos correlatos a agricultura.
A conceituação presente nos estudos de Lee et al. (2018) e Megawati (2018) aponta que a Quarta Revolução Industrial é um fenômeno que ocorre por conta da proliferação da tecnologia da informação nos setores primário, secundário e terciário. Foi através desta expansão que os processos industriais foram digitalizados (Ahmadi et al., 2023; Ammirato et al., 2023; Baur; Wee, 2015), o que por sua vez elevou o nível de assertividade na produção de bens e serviços.
Estudo descritivo acompanhado da realização de uma bibliometria, Os conceitos teóricos foram localizados na base de dados Google Scholar. Desta forma teve como lapso temporal os anos entre 2018 e 2022. Os esforços de pesquisa foram envidados na busca por dissertações e teses que versassem sobre agricultura 4.0, sendo localizados 13 estudos no total na base de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
Os estudos selecionados versam basicamente sobre Tecnologias 4.0 na agricultura, Internet das Coisas e Irrigação. Notou-se uma escassez de estudos sobre agricultura 4.0 na região norte. Mediante os grandes desafios que o setor agropecuário enfrenta, é mister que mais estudos sejam desenvolvidos nesta área para que haja a compreensão sobre a aplicabilidade de tecnologias 4.0 na agricultura.
O presente estudo demonstrou que o estado da arte concernente ao emprego de tecnologias da Indústria 4.0 na literatura nacional ainda se mostra incipiente, com poucos estudos ainda existentes no levantamento que compreende o período entre 2018- 2022. Apesar da quantidade de estudos e pesquisas ainda não se mostrar em um nível expressivo, os poucos registros existentes demonstram que as tecnologias da Quarta Revolução Industrial podem representar uma oportunidade de redução de custos e elevação dos patamares de produtividade das organizações agroindustriais.
ALVES, R.G. Fazenda inteligente: desenvolvimento de um gêmeo digital para o sistema de irrigação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica). Centro Universitário FEI, São Bernardo do Campo, 2021. MOURARIAS, M.N. Ferramenta para recomendação de tecnologia 4.0: um caso de aplicação em uma produção de queijo artesanal. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Carlos, 2021.