Resumo

Título do Artigo

NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE A TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vitoria Vicente Arantes
-
2 - Filipe da Silva Santos
Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte Responsável pela submissão
3 - Juliane Campoe Correa
Universidade Estadual de Maringá - Universidade Estadual de Maringá
4 - Marguit Neumann
- Universidade Estadual de Maringá

Reumo

Os problemas ambientais decorrem do uso exacerbado de recursos naturais na obtenção dos insumos necessários para a produção de bens e serviços para a sociedade (COSENZA, 2012; BARBIERI, 2007). Nessa ótica, os seres humanos causam impactos negativos ao meio ambiente. Como as discussões e preocupações em sustentabilidade já ocorrem há mais de 50 anos, e considerando que, historicamente a contabilidade evolui junto com a evolução dos negócios e da sociedade, espera-se que os profissionais contábeis se atualizem para atender essa nova demanda socioambiental.
Dado o contexto apresentado, surge a questão de pesquisa que irá nortear esse estudo: Qual o nível de conhecimento dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis, sobre a temática de Sustentabilidade? Assim, o objetivo desse estudo consiste em analisar o nível de conhecimento dos egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas situadas no noroeste do Estado do Paraná, sobre a temática Sustentabilidade.
A fundamentação teórica foi subdividida em duas partes: a primeira evidenciando a contabilidade ambiental, normas e legislação (Ribeiro, 2012; Elkigton, 2012; Costa e Ferezin, 2021; Resolução nº 1.003/2004 NBC T 15; NBC TG 09, 2009; Resolução nº 1.212/2009 NBC TA 315, 2009). E a segunda parte, traz os estudos correlatos que já validaram alguns questionamentos que utilizamos nessa pesquisa (Marciel, et al., 2009; Moreira, 2009; Martendal, et. al., 2012; Fonseca, 2014; Melo e Paiva, 2020; Salcedo e Salcedo, 2021; e Tissot, et al., 2021).
Classifica-se como uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu mediante a questionários online, com questões fechadas, utilizando a plataforma do google forms. Quanto a análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo(Bardin, 2016). Vale destacar que formulários foram disparados via email, por aplicativo de mensagem (whatsapp) e o mesmo é dividido em 3 blocos: (i) apresentação da pesquisa; (ii) identificação do perfil do respondente e; (iii) questões extraídas dos estudos anteriores.
O principal achado desta pesquisa evidenciou que os egressos do curso de graduação em Ciências Contábeis apresentam baixo nível de conhecimento sobre a temática de sustentabilidade corroborando com os estudos de Maciel, Lagioia, Libonati e Rodrigues (2009), Martendal, Uhlmann, Vieira e Pfitscher (2012), Melo e Paiva (2020) e Tissot et al. (2021).
Os resultados da pesquisa levam a algumas reflexões: (i) o comportamento das empresas nos temas ambientais; (ii) os componentes curriculares presentes nas instituições de ensino superior; e (iii) o papel social da contabilidade.
BARDIN L. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil; 2016. COSTA, C.A.G. Contabilidade ambiental: Mensuração, evidenciação e transparência. São Paulo: Atlas, 2012. ELKINGTON, J. Sustentabilidade: Canibais com Garfo e Faca. São Pailo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2012. RIBEIRO, Maísa de S. Contabilidade Ambiental. 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2012. TINOCO, J.E.P; KRAEMER, M.E.P. Contabilidade e Gestão Ambiental. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2011. ZAYAS, E. L. B. O paradigma da educação continuada. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2012.