Resumo

Título do Artigo

As Relações Entre Identidade Social e Alerta Empreendedor
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Thomaz Novais Rocha
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - PPGA
2 - José Milton de Sousa-Filho
- PPGA
3 - Bruno de Souza Lessa
- Programa de Pós-graduação em Administração Responsável pela submissão
4 - Leonardo Oliveira de Azevedo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - UNIFOR
5 - João Pedro Luck Remigio
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Negócios

Reumo

Buscando entender como eram formadas as características norteadoras da identidade das pessoas, Tajfel apresentou, em 1972, o conceito de identidade social (TAJFEL, 1972; SIEGER et al., 2016). Nesta teoria, as pessoas se definem como membros de determinados grupos e moldam suas identidades de acordo com as suas relações sociais (FAUCHART; GRUBER, 2011).
Nesse contexto, o objetivo do artigo consiste em investigar como a identidade social do empreendedor afeta o seu alerta empreendedor, observando os efeitos de cada uma das três identidades sociais nessa relação.
Amato et al. (2016) afirmam que o alerta representa o “motor cognitivo” que dirige o processo de reconhecimento de oportunidades. Dentro da perspectiva cognitiva, Tang et al. (2012) mostram que o conceito de alerta empreendedor é formado por três dimensões: a busca e pesquisa de informações; as habilidades de associação e conexão das informações e, por fim, o julgamento e avaliação das oportunidades identificadas pelo empreendedor.
Este trabalho é uma pesquisa quantitativa e de caráter inferencial, com o uso de surveys. A pesquisa quantitativa tem sentido quando há um problema bem definido e há informação e teoria a respeito do objeto de estudo. A coleta de dados foi realizada com empreendedores de Fortaleza e São Paulo, por meio de grupos online de associações e comunidades de empreendedores. É uma amostra não probabilística por conveniência, com uso da técnica snowball sampling.
O presente estudo tem como objetivo aproximar dois conceitos emergentes na literatura em empreendedorismo, a identidade social empreendedora (FAUCHART; GRUBER, 2011) e o alerta empreendedor (TANG et al., 2012), verificando as relações entre as diferentes características dos empreendedores e as dinâmicas de reconhecimento de oportunidades.
Os resultados mostram que as identidades sociais darwiniana e comunitária afetam o alerta empreendedor, enquanto a identidade comunitária não possui influência significativa. Propôs-se também nas hipóteses que as três identidades sociais empreendedoras possuem diferentes níveis de alerta empreendedor. Os achados deste trabalho demonstram que as diferentes identidades empreendedoras irão divergir nas dinâmicas e processos cognitivos relacionados ao reconhecimento de uma oportunidade.
AMATO, C.; Baron, R. A.; BARBIERI, B.; BÉLANGER, J. Regulatory modes and entrepreneurship: the mediational role of alertness in small business success. Journal of Small Business Management, v. 55, p. 27-42, 2017. ARDICHVILI, A.; CARDOZO, R.; RAY, S. A theory of entrepreneurial opportunity identification and development. Journal of Business Venturing, v. 18, n. 1, p. 105-123, 2003. BARON, R. A. Opportunity recognition as pattern recognition: How entrepreneurs “connect the dots” to identify new business opportunities. Academy of Management Perspectives, v. 20, n. 1, p. 104-119, 2006.