Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CRIATIVA E FEIRAS COLABORATIVAS: UM ESTUDO DE CASO DA FEIRA EVA
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Gabriela Matos do Nascimento
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2 - MARIA DO SOCORRO SILVA MESQUITA
- FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Responsável pela submissão
3 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
- Universidade Vale do Itajai
4 - Cellyneude de Souza Fernandes
- Sobral
5 - Zilah Maria de Oliveira Barros Ribeiro
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Reumo

A economia criativa possui um destaque significativo dentro das principais atividades econômicas no Brasil, país conhecido por sua capacidade criativa de empreender. Nesse contexto, as feiras propiciam um cenário social onde é possível a realização da cocriação e colaboração. A cocriação como um elemento fundamental de geração de valor, permite ser um meio de inovação através do envolvimento de atores diversos, agregando também conteúdo e experiências (SEBRAE, 2014; MEDEIROS FILHO, 2020).
O presente trabalho busca promover reflexões que contemplam o tema, sobre a forma que os empreendedores do setor de indústria criativa cocriam, fazendo uma análise dos conceitos de economia criativa e feiras colaborativas, trazendo os empreendedores associados à Feira Eva como embasamento e exemplificação de um contexto real que estes vivenciam. Dessa maneira, o presente estudo objetiva descobrir que aspectos de cocriação se fazem presentes dentro do contexto de funcionamento da feira, que atua de maneira colaborativa no setor de economia criativa na cidade de Sobral - CE.
As feiras colaborativas são assim chamadas por trazerem a noção de um espaço compartilhado por pequenos produtores que naquela ocasião oferecem para exposição e venda os seus produtos. Se caracterizam e tem foco em promover a criatividade dos moradores locais, onde utilizam o espaço para poderem deixar a exposição suas produções como o artesanato, acessórios, gastronomia, artes diversas, objetos para decoração, entre inúmeros outros produtos, dessa maneira é estimulado dentro das cidades tanto a economia criativa e o como também o consumo consciente (SILVA; ASHTON, 2018).
Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, possui caráter exploratório e propõe um estudo de caso sobre a Feira Eva localizada em Sobral-Ce. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas de modo presencial e online via aplicativo Zoom, contando com a contribuição dos diretores da Feira Eva Sobral - CE, no período de novembro à dezembro de 2022. Para a interpretação e compreensão dos dados e materiais coletados nas entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo para assim compor os resultados pertinentes a pesquisa.
Na categorização dos dados obtidos nas entrevistas realizadas com os diretores da feira, foi possível visualizar informações importantes para compor a noção de funcionamento da Feira Eva, os recursos que utiliza, os agentes envolvidos na feira, bem como o ponto de vista de cada diretor sobre as experiências percebidas por estes dos consumidores e frequentadores da feira. Essas informações contribuem para estruturação do que se caracteriza como base para identificar seus aspectos de cocriação. Os resultados demonstram que há aspectos de cocriação presentes na atividade de planejamento da feira.
O presente trabalho objetivou descobrir quais aspectos de cocriação presentes na Feira Eva de Sobral-CE. Foram identificados aspectos gerais de cocriação nas três fases respectivas. Sendo a fase Pré-Feira na busca e apoio de parceiros. Na fase A Feira o ambiente criado pela feira é um fomentador de cocriação, e as interações entre expositores e consumidores; E na fase Pós-Feira o retorno, feedbacks e sugestões dos clientes e consumidores.
MEDEIROS FILHO, P. F. Proposição de um modelo de diretrizes para a cocriação dentro do contexto de empresas de moda no Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, 2020. SEBRAE. Cocriação: a união de ideias para inovar. SEBRAE. 2014. SILVA, R. D. S; ASHTON, M. S. G. As feiras e bazares colaborativos no contexto das cidades criativas. Trama: indústria criativa em revista, v. 6, n. 2, p. 190 - 210, 2018.