Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DOS DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL DOS MAIORES FRIGORÍFICOS BRASILEIROS
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Alexandre dos Santos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - UFMS Responsável pela submissão
2 - Denise Barros de Azevedo
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
3 - Nidian Souza Ribeiro Correa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Vinícius Soares de Oliveira
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Reumo

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo com 27,7% das exportações mundiais e tem o segundo maior rebanho bovino do mundo, das exportações brasileiras 61,30% tem como destino o mercado Chinês e 5,10% a União Europeia (ABIEC, 2023). Para atender os mercados internacionais as empresas precisam seguir as normas dos países importadores, normas que buscam mitigar os impactos sociais e ambientais das operações industriais. As organizações precisam entregar para a sociedade benefícios sociais de acordo com o conjunto de normas e valores da sociedade (SUCHMAN, 1995).
Nesta pesquisa pretende-se responder qual o panorama do disclosure socioambiental dos frigoríficos? Portanto, está centrada no disclosure socioambiental de temas materiais comuns aos 03 maiores frigoríficos brasileiros que representam grande parte da produção de carne bovina para o consumo nacional, além da relevância em termos de exportações. Portanto, esta pesquisa busca contribuir com o entendimento das respostas organizacionais que os frigoríficos direcionam para a sociedade em seus relatórios de sustentabilidade.
Estudos sobre o disclosure socioambiental, que usaram as teorias dos stakeholders e/ou da legitimidade, relatam mais esforço de construção de imagem, a fim de criar e ganhar a confiança dos stakeholders (ZAINI, 2018). Estudos empíricos demonstram que a melhoria da imagem e da reputação aumenta o valor de uma organização (ABEYSEKERA; GUTHRIE, 2005; AMRAN; DEVI, 2008; ISLAM; DEEGAN, 2008; BEDDEWELA; HERZIG, 2012; ZENG et al., 2012; SHARMA; DAVEY, 2013). Segundo Mitchell et al., (1997), as organizações devem ter maior preocupação com os stakeholders salientes.
As organizações selecionadas para a pesquisa foram os 03 (três) maiores frigoríficos listados na Bolsa de Valores (B3) referentes ao ano de 2021, são elas: JBS S.A., MARFRIG GLOBAL FOODS S.A., MINERVA S.A. Para efeito de comparação qualitativa, apresentou-se o panorama das divulgações das organizações. Os dados foram coletados dos relatórios de sustentabilidade do ano de 2021, disponíveis nos sites das organizações, durante o período de outubro a dezembro de 2022, para apresentar o panorama dos principais frigoríficos brasileiros e os principais itens de disclosure socioambiental apresentados.
Observa-se que os relatórios trazem informações para demonstrar compromissos organizacionais com a sociedade e com os stakeholders, de maneira que as organizações, para serem consideradas legítimas, precisam apresentar similaridade entre os seus valores e os aceitos pela sociedade em determinada época (SUCHMAN, 1995). Em suas divulgações, devem considerar indivíduos ou grupos que podem influenciar ou são influenciados pelas decisões gerenciais da organização (FREEMAN, 1984). Assim, divulgam suas ações em prol das questões ambientais e sociais, principalmente para mitigar os impactos.
Constatou-se que as organizações buscam, em suas respostas organizacionais, atender às necessidades de seus stakeholders salientes e às convergências, ou seja, as respostas gerenciais conduzem a estratégias para atender ao interesse de múltiplos stakeholders. As respostas organizacionais passaram a ser mais detalhadas, demonstrando maior qualidade nas evidenciações substantivas e simbólicas. As divulgações, com frequência estão associadas aos ODS, o que leva a crer que os frigoríficos apresentam declarações simbólicas, com interesse em desenvolver ações para atingir as metas socioambientais.
Global Reporting Initiative. Padrões de Relatórios de Sustentabilidade. Acessado em 22 fevereiro de 2021. Disponível em: de http://www.globalreporting.org. 2015. MITCHELL, R. K., B. R. AGLE and D. J. WOOD, ‘Toward a Theory of Stakeholder Identification and Salience: Defining the Principle of Who and What Really Counts’, Academy of Management Review, v. 22, n. 4, p. 853–886, 1997. SUCHMAN, M.C. Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Acad. Manag. Rev., v. 20, p. 571–610, 1995.