Resumo

Título do Artigo

GREENWASHING E BOICOTE: APRECIAÇÃO CRÍTICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tais Pasquotto Andreoli
Universidade Federal de São Paulo-Unifesp - EPPEN Responsável pela submissão
2 - PATRICIA CARDOSO DA SILVA
Universidade Federal de São Paulo-Unifesp - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios

Reumo

A falta de regulamentação efetiva tem contribuído para a proliferação da prática de greenwashing, relegando a responsabilidade de identificação, diferenciação e proteção aos consumidores.
O artigo teve como objetivo avaliar a produção acadêmica concernente ao greenwashing e ao movimento de boicote por parte dos consumidores.
O referencial teórico discorreu sobre a prática de greenwashing, contextualizando-a em especial junto ao mercado consumidor, a fim de discutir sobre a manifestação de boicotes.
Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, por meio de um levantamento bibliométrico associado à uma análise crítica da produção acadêmica com as temáticas de greenwashing e boicote (boycott/buycott), mapeando as principais plataformas científicas (Capes, Proquest, Scielo, Scopus, Spell).
Como principal resultado, constatou-se que são escassas as abordagens que englobam ambas as temáticas em questão, de forma conjunta, despontando-se como uma importante lacuna de pesquisa, com novos estudos incentivados.
Foi possível avaliar o atual estado da arte sobre os assuntos, consolidando o que foi estudado até então, além de possibilitar a sugestão de estudos futuros para o avanço do tema na academia e na prática.
MOMBEUIL, Claudel; ZHANG, Bin. Authentic or cosmetic: stakeholders’ attribution of firms’ corporate social responsibility claims. Social Responsibility Journal, v. 17, n. 6, p. 756-775, 2021. RICCOLO, Alexa. The lack of regulation in preventing greenwashing of cosmetics in the US. J. Legis., v. 47, p. 133, 2021. TOPAL, ?brahim et al. The effect of greenwashing on online consumer engagement: A comparative study in France, Germany, Turkey, and the United Kingdom. Business Strategy and the Environment, v. 29, n. 2, p. 465-480, 2020.