Resumo

Título do Artigo

DESVENDANDO O EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA EXPLORAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Valéria Gonçalves Vieira
Escola de Administração da UFBA - Núcleo de Pós Graduação (NPGA) Responsável pela submissão
2 - Luiza Reis Teixeira
Escola de Administração da UFBA - Departamento de Administração
3 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração

Reumo

O empreendedorismo social é uma abordagem inovadora que busca criar valor social ao combinar recursos de forma criativa, promovendo mudanças na sociedade. Apesar de atrair interesse acadêmico, o conceito é amplo e carece de uma definição universal. A pesquisa revisou a literatura sobre empreendedorismo social, identificando características empreendedoras sociais em indivíduos e organizações. Isso contribui para uma compreensão mais completa do fenômeno e preenche uma lacuna na pesquisa ao fornecer uma visão multidimensional sobre a temática.
A base de estudos analisada demonstra que ao nível do indivíduo as características do empreendedorismo social são fundamentadas em comportamentos característicos e impulsionadores a orientação empreendedora social, bem como para os antecedentes que influenciam a decisão de um indivíduo em se tornar empreendedor social. Já ao nível organizacional, os estudos abrangem a natureza empreendedora das organizações sociais, englobando a análise dos diversos processos relacionados a este fenômeno organizacional, incluindo impacto, estratégias empregadas na gestão de recursos, entre outros aspectos.
Como traços-chave dos empreendedores sociais identificou-se que estes indivíduos apresentam necessidade de realização, orientação de mercado, inovação, proatividade e compromisso ético. Enquanto no nível organizacional as ações empreendedoras sociais envolvem a criação de soluções para problemas sociais, exigindo estratégias inovadoras na gestão de recursos, incluindo redes de apoio e parcerias. Evidenciou-se ainda o destaque deste para a investigação deste fenômeno em economias emergentes, o qual tem demonstrado eficaz na resolução de problemas enfrentados nessas regiões.
Bacq, S., & Eddleston, K. A. (2018). A Resource-Based View of Social Entrepreneurship: How Stewardship Culture Benefits Scale of Social Impact. Journal of Business Ethics. Comini, G., Barki, E., & Aguiar, L. T. de. (2012). A three-pronged approach to social business: a Brazilian multi-case analysis social businesses. Revista de Administração. Page, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., ... & Moher, D. (2021). The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery.