Resumo

Título do Artigo

AS TECNOLOGIAS INCLUSIVAS SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA MUDANÇA: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE OS IMPACTOS POSITIVOS GERADOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Ana Karla Brito Cordeiro
Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará
2 - Leticia Cunha da Silva
Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará
3 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão

Reumo

As limitações causadas por deficiências físicas podem ser minimizadas com o uso de tecnologias e empregar impactos positivos na vida das pessoas. Portanto, o estudo buscou responder a seguinte questão: de que forma as tecnologias inclusivas sob a perspectiva da teoria da mudança podem melhorar os acessos das pessoas com deficiência? Assim, o objetivo da pesquisa foi mostrar como as tecnologias inclusivas sob a perspectiva da teoria da mudança podem melhorar os acessos das pessoas com deficiência. O estudo justifica-se porque tem o propósito de contribuir com pesquisas para melhorar o acesso.
este estudo buscou responder a seguinte questão: de que forma as tecnologias inclusivas sob a perspectiva da teoria da mudança podem melhorar os acessos das pessoas com deficiência? Assim, o objetivo desta pesquisa foi mostrar a partir de uma revisão de literatura como as tecnologias inclusivas sob a perspectiva da teoria da mudança podem melhorar os acessos das pessoas com deficiência. Para o melhor entendimento e otimização deste trabalho selecionamos três estágios propostos pela autora Cathryn Thurston (2019) da teoria da mudança, inicialmente, que problema busca-se resolver?
A Teoria da Mudança é geralmente aplicada em políticas públicas de mudança social, cultural e negócios de impacto social, ela torna-se mais compreensível se for tratada como uma ferramenta em vez de uma teoria, uma ferramenta que de forma visual e organizada se propõe a explicar especificamente as etapas de um serviço ou projeto complexos, o problema social que se espera resolver como elemento norteador e logo após, os elementos de curto e médio prazo podem ser inseridos, como os impactos do que é desejado, os resultados, produtos, atividades e insumos para atingir o impacto.
A pesquisa contou com uma busca por assunto no portal da Capes com a seguinte equação “tecnologia inclusiva and deficientes and inclusão”. A busca resultou em 21 artigos e depois foi utilizado o filtro de “periódicos revisados por pares” finalizando em 8 artigos selecionados no período de 2011 até 2021. Após essa seleção os títulos e resumos foram lidos e selecionados 3 artigos para análise dos resultados.
Os resultados obtidos corroboram com os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas - ONU que apresenta no objetivo 8 o trabalho decente e crescimento econômico que visa promover “o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor” (ONU, 2015), e no objetivo 10 a redução das desigualdades que visa também empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, garantir igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.
O objetivo foi alcançado quando os resultados da pesquisa encontraram tecnologias inclusivas e as apresentou sob a perspectiva da teoria da mudança, destacando que podem facilitar a inclusão das pessoas com deficiência. Como proposta para pesquisas futuras sugere-se que a pesquisa possa encontrar outras tecnologias e ampliar os conhecimentos sobre a acessibilidade para apoiar pessoas com deficiência no processo de mudança do cenário de limitações enfrentadas por essas pessoas. Outra possibilidade de pesquisa é identificar como as pessoas com deficiências percebem essas ferramentas.
BALDISSERA, Olívia. Conheça a Teoria da Mudança, ferramenta para avaliar impacto social. PÓS PUCPR DIGITAL, 2023. Disponível em: . Acesso em: 10, ago. de 2023. BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. CEDI: Porto Alegre, 2013. NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2020-2030, 2015. Disponível em: . Acesso em: 11, ago. de 2023. THURSTON, Cathryn. Avaliando a teoria da mudança nas estratégias nacionais.O Journal of Defense Modeling and Simulation. 2019;16(4):255-263.