Resumo

Título do Artigo

A INOVAÇÃO GERENCIAL COMO FONTE DE SUSTENTABILIDADE PARA AS EMPRESAS. UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Isadora Farias e Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

A inovação é reconhecidamente um fenômeno que altera o status quo do local em que ocorre, elevando-o a um novo patamar de desenvolvimento, podendo acontecer a nível local ou até mesmo mundial a depender da amplitude da inovação implantada (Schumpeter, 1949). Recentemente o conceito de inovação verde ou green innovation está ganhando atenção, pois está sendo usado como sinônimo aos termos inovação sustentável, inovação ecológica e inovação ambiental (Junaid et al., 2022).
O presente trabalho pretende responder a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o impacto da inovação gerencial para o desenvolvimento sustentável de uma organização, segundo a produção científica nacional e internacional? Para responder a essa pergunta o trabalho tem o objetivo geral de investigar a relação entre a inovação gerencial e o desenvolvimento sustentável de uma organização.
Green innovation pode ser definido como “inovação de hardware ou software relacionada a produtos ou processos verdes, incluindo a inovação em tecnologias envolvidas na economia de energia, prevenção da poluição, reciclagem de resíduos, projetos de produtos verdes ou gestão ambiental corporativa” (Chen et al., 2006, p. 332). Por se tratar de um tipo de inovação, o green innovation também é estudado de acordo com as suas dimensões, como o green product innovation, green process innovation, green managerial innovation (Junaid et al., 2022).
Quanto à metodologia esta pesquisa é descritiva, exploratória, longitudinal e com abordagem quantitativa, para atender ao objetivo de pesquisa o trabalho realiza uma revisão sistemática, com um protocolo de pesquisa inspirado no protocolo Prisma. Para coleta de dados foram utilizadas as bases: Web of Science (WoS), Scopus e SPELL, e o Google Scholar como base cinzenta. Foram analisados o risco de viés e os frameworks dos artigos de acordo com a metodologia JBI.
Os resultados apresentaram que 73% dos trabalhos avaliados demonstraram impactos positivos das práticas gerenciais adotadas nas dimensões da sustentabilidade, 18% dos trabalhos avaliaram o impacto da sustentabilidade nas práticas gerenciais e demonstraram que também há um impacto positivo da sustentabilidade na adoção de inovações gerenciais, 9% dedicaram-se a descrever o fenômeno.
Logo é possível responder a questão de pesquisa colocada inicialmente: Qual o impacto da inovação gerencial para o desenvolvimento sustentável de uma organização, segundo a produção científica nacional e internacional? O impacto é que a inovação gerencial pode ser usada como uma ferramenta para implantação das dimensões da sustentabilidade, pela implantação de novos processos e práticas que vão ao encontro dos objetivos da organização. Esta pesquisa contribui para entender como as organizações estão desenvolvendo práticas de sustentabilidade através de inovações em suas práticas gerenciais.
Chen, Y.-S., Lai, S.-B., & Wen, C.-T. (2006). The Influence of Green Innovation Performance on Corporate Advantage in Taiwan. Journal of Business Ethics, 67(4), 331–339. Junaid, M., Zhang, Q., & Syed, M. W. (2022). Effects of sustainable supply chain integration on green innovation and firm performance. Sustainable Production and Consumption, 30, 145–157. Schumpeter, J. A. (1949). The Theory of Economic Development: An Inquiry Into Profits, Capital, Credit, Interest, and the Business Cycle: Vol. Copyright 1934 (3 ed). Harvard University Press.