Resumo

Título do Artigo

HISTÓRIA DE FEIRA: VISÕES DE PEQUENOS PRODUTORES URBANOS ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DECOLONIAL DA ECOLOGIA DOS SABERES
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luiz Claudio de Camargo Moureau
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro Responsável pela submissão
2 - LILIAN MARBACK DOLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ - FACC
3 - JOSÉ RICARDO MAIA DE SIQUEIRA
-
4 - Fernanda Filgueiras Sauerbronn
-

Reumo

O incentivo à agricultura familiar, orgânica e agroecológica como estratégia de promoção da saúde da população. Podemos enxergar a agroecologia, a partir do ponto de vista decolonial, que teve a sua ênfase e estruturação com o lócus na América Latina. Apresentamos como se dá o funcionamento de uma feira agroecológica , onde os principais atores nesse processo são pequenos produtores situados na cidade do Rio de Janeiro e em Nova Iguaçu e como os seus saberes coexistem com o saber científico, tendo como pano de fundo teórico o pensamento de Ecologia dos saberes de Boaventura Sousa Santos.
Buscamos compreender a trajetória e histórias de vida de produtores de agricultura orgânica, onde é proibido a utilização agrotóxicos e fertilizantes sintéticos, na agricultura urbana carioca, que se desenvolvem como fornecedores de alimentos mais saudáveis, realizando sua comercialização em instituições públicas que fornecem espaço, voz e oportunidade de aprendizado a esses trabalhadores, junto a tais instituições e movimentos sociais. Através do método de história oral entrevistamos uma servidora pública, coordenadora do coletivo e as vozes mais importantes, as histórias de três produtores.
Nos coadunamos com os ideais de Boaventura Santos, quanto a algumas soluções para uma transformação civilizacional pós-capitalista, pós-colonialista e pós-patriarcal, são possíveis de serem implementadas através da Ecologia de Saberes nos movimentos ou coletivos sociais, podendo ser um dos nascedouros de um novo modelo civilizatório, democrático e cidadão para o Brasil. Entendemos que as referências acadêmicas, se evidenciaram pelas histórias contadas pelos dos entrevistados através de suas vozes, histórias e saberes, que podem conviver e se coadunar com o saber acadêmico tradicional.
Sousa Santos, B. D. (2021). O futuro começa agora: da pandemia à utopia. Boitempo Editorial. Guimarães, F. R. [set. 2021]. Entrevistador: Luiz Claudio Moureau. Google Meet, RJ, 15 set. de 2021. Pereira, J. A. [ago. 2021]. Entrevistadores: Lilian D’Oliveira e Luiz Claudio Moureau. Google Meet, RJ, 24 ago. de 2021 e Freguesia, RJ, 29 ago. de 2021. Santos, C. B. O. [ago. 2021]. Entrevistadores: Lilian D’Oliveira e Luiz Claudio Moureau. Freguesia, RJ, 29 ago. de 2021. Silva, E. B. D. [ago. 2021]. Entrevistadores: Lilian D’Oliveira e Luiz Claudio Moureau. Google Meet, RJ, 27 ago. de 2021.