Resumo

Título do Artigo

INTRAEMPREENDEDORISMO NA UNIVERSIDADE E OS DEBATES ACERCA DOS PAPÉIS DA UNIVERSIDADE: TRAÇANDO RELAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Natália Helena dos Santos Novais
UNICAMP Universidade de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas Responsável pela submissão
2 - André Luiz Sica de Campos
UNICAMP Universidade de Campinas - Faculdade de Ciências Aplicadas

Reumo

A universidade vem sendo considerada essencial para o desenvolvimento da denominada economia do conhecimento. Nesse sentido, observa-se duas correntes de discussão. A primeira que defende que a universidade deve atuar de maneira empreendedora (Hadidi; Kirby, 2016); (Etzkowitz et. al, 2000). A segunda que destaca a importância da universidade integrar esforços em prol da co-criação de um mundo mais sustentável (Trencher et al., 2014). Em ambos os casos é importante falar de intraempreendedorismo, uma vez que este, por meio da ação dos agentes internos, influencia as atividades da universidade.
Considerando as discussões acerca do papel da universidade em um contexto de rápidas mudanças, sobretudo no que diz respeito ao empreendedorismo e à sustentabilidade, bem como à necessidade destas instituições se fortalecerem internamente para lidar com essas mudanças, este artigo tem o objetivo de examinar a literatura existente sobre intraempreendedorismo na universidade. Para tanto, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: como a literatura tem tratado a temática do intraempreendedorismo no contexto da universidade?
Esta pesquisa foi fundamentada em dois tópicos. No primeiro, foi apresentado um panorama das discussões sobre o papel da universidade. Observou-se a predominância da visão da universidade empreendedora (Etzkowitz et. al, 2000) e, como segundo ponto de destaque, o chamado à universidade para desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade (Trencher et al., 2014). Como segundo fundamento, apresentou-se o conceito de intraempreendedorismo (Antocic e Hisrich, 2003). Além disso, foram discutidas as particularidades relacionadas à ocorrência do intraempreendedorismo no contexto da universidade.
Esta pesquisa se caracteriza como exploratória (Gil, 2002). O procedimento técnico adotado foi a revisão sistemática da literatura. A operacionalização desta revisão seguiu as etapas sugeridas por Denyer e Tranfield (2009). Os dados foram extraídos das bases Scopus e Webofscience. Posteriormente, foi feita uma análise quantitativa descritiva destes trabalhos, bem como uma análise qualitativa dos dez trabalhos mais relevantes em termos de citação. Os dados para as análises foram obtidos com o apoio do software R 4.3.1, por meio do Rstudio e Bibliometrix.
No que diz respeito à análise quantitativa foi possível perceber que houve um aumento no número de publicações, sendo os anos de 2019 e de 2022 os que apresentaram maior número de publicações. As temáticas mais destacadas foram empreendedorismo, empreendedorismo acadêmico, inovação e educação empreendedora. Com relação à análise qualitativa, observou-se que os artigos são em sua maioria quantitativos, abordam predominantemente a visão da universidade empreendedora e os indivíduos analisados são em sua maioria estudantes. No geral, a sustentabilidade não foi identificada como foco dos artigos.
A partir desta pesquisa notou-se que a literatura sobre intraempreendedorismo na universidade está fortemente relacionada com o modelo de universidade empreendedora, sendo este considerado pela maioria dos estudos analisados como um dos meios para se alcançar o modelo. Neste sentido, observa-se a necessidade de novas formas de análise da temática especialmente no que diz respeito à relação com a sustentabilidade, haja vista a emergência de crises climáticas, sociais e econômicas, bem como o chamado para ação de organizações internacionais como a ONU.
ANTONCIC, B.; HISRICH, R. D. Clarifying the intrapreneurship concept. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 10, n. 1, p. 7–24, 1 jan. 2003. ETZKOWITZ, H. et al. The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, v. 29, n. 2, p. 313–330, fev. 2000. TRENCHER, G. et al. Beyond the third mission: Exploring the emerging university function of co-creation for sustainability. Science and Public Policy, v. 41, n. 2, p. 151–179, 1 abr. 2014.