Resumo

Título do Artigo

PLÁSTICO, EMBALAGENS E A CIRCULARIDADE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Samara de Carvalho Pedro
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA Responsável pela submissão
2 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - PPGA/FEI/SP
3 - Débora Oliveira de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
4 - Miguel Antunes Pires
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Reumo

Os plásticos tornaram-se onipresentes na sociedade moderna devido às suas propriedades versáteis, baixo custo e durabilidade. No entanto, o acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente tem se tornado uma preocupação crescente (GEYER; JAMBECK; LAW, 2017). Neste contexto, esta pesquisa se propôs analisar os inter-relacionamentos entre o uso de plásticos em embalagens e os princípios da economia circular. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, observou-se como a temática foi abordada e como os diferentes aspectos relacionados ao uso de plásticos em embalagens foram explorados.
Atualmente, as matérias-primas mais comumente utilizadas para embalagens são de origem fóssil (PIRINGER; BANER, 2008; GEYER et al., 2017). A circularidade de embalagens envolve a necessidade de repensar o design das embalagens, buscando soluções que sejam eficientes em termos de recursos, recicláveis e facilmente separáveis. Isso inclui a utilização de materiais de embalagem de baixo impacto ambiental, como plásticos biodegradáveis ou compostáveis, papel reciclado e materiais de embalagem reutilizáveis (KAZANCOGLU et al., 2023).
À medida que enfrentamos os desafios ambientais urgentes do nosso tempo, a transição para uma economia circular se apresenta como uma estratégia essencial para preservar os ecossistemas terrestres e aquáticos, promover a resiliência ambiental e alcançar um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras. Concluímos, assim, nosso compromisso em contribuir para a construção de um mundo mais equilibrado e responsável, em harmonia com o meio ambiente.
NORTON, V. et al. Understanding consumers’ sustainability knowledge and behaviour towards food packaging to develop tailored consumer-centric engagement campaigns: A Greece and the United Kingdom perspective. Journal of Cleaner Production, v. 408, p. 137169, jul.2023. KAZANCOGLU, Y. et al. In the nexus of sustainability, circular economy and food industry: Circular food package design. Journal of Cleaner Production, v. 415, p. 137778, ago.2023.