Resumo

Título do Artigo

EXPLORAÇÃO SEM LIMITES: EFEITOS DO GARIMPO ILEGAL NA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Débora Oliveira de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA Responsável pela submissão
2 - Maria Tereza Saraiva de Souza
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - PPGA/FEI/SP
3 - Samara de Carvalho Pedro
Fundação Educacional Inaciana (FEI) Padre Saboia de Medeiros - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA

Reumo

A prática do garimpo ilegal nas florestas da Amazônia Legal Brasileira (ALB) tem se mostrado um fator preponderante dos impulsionadores dos desmatamentos. Além disso, tem se relevado como uma atividade atrativa, com uma fonte de renda aparentemente mais acessível do que a agricultura de subsistência para comunidades locais, incluindo ribeirinhos e indígenas (AUSTIN et al., 2019; SAHA et al., 2020).
A questão de pesquisa que norteia este estudo é: como o garimpo ilegal impacta na dinâmica ambiental e social na Amazônia Legal Brasileira? E o objetivo geral desta pesquisa foi analisar os efeitos ambientais e sociais do garimpo ilegal na Amazônia Legal Brasileira.
o garimpo ilegal está intimamente ligado a problemas graves, como criminalidade e violência. Esses problemas resultam na formação de gangues compostas por garimpeiros e membros das comunidades locais, que desempenham funções logísticas, alugam equipamentos, fornecem segurança, operam com compras de drogas, e ainda, contratam serviços de prostituição. os filhos mais novos frequentemente acompanham suas mães nos trabalhos de mineração ilegal, enquanto os mais velhos assumem a responsabilidade de cuidar dos irmãos mais novos (SCHWARTZ; LEE; DARRAH, 2021).
Este estudo tem natureza qualitativa, descritivo, por meio de estudo de caso, onde as unidades de análise e subunidades selecionadas do estudo envolveu lideranças dos povos das florestas, pesquisadores, ONGS e Instituições governamentais. Foram utilizadas as principais fontes de evidência que inclui pesquisa documental, entrevista, observação e dados visuais. Para a análise, primeiramente foram realizadas as transcrições das 13 entrevistas, de forma manual, no word. Em seguida, foi feito a organização dos arquivos transcritos, no software Atlas Ti. Em seguida, iniciou o processo de análise.
A extração ilegal tem causado impactos significativos, especialmente em territórios indígenas. Além do desmatamento, a atividade ilegal contamina os rios e o solo por mercúrio, resultando em problemas de saúde humana, como doenças nos rins, fígado e sistema nervoso. A ingestão de alimentos e água contaminados por mercúrio durante a gravidez leva a casos de má formação em recém-nascidos e afeta o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. A falta de acesso a tratamentos médicos adequados agrava a situação.
O garimpo ilegal na região da Amazônia Legal Brasileira emerge como um problema premente, cujos impactos abrangem dimensões ambientais, sociais e de saúde humana. Portanto, diante desses desafios, a busca por conhecimento e soluções permanece crucial. O entendimento aprofundado dos impactos do garimpo ilegal e a busca por estratégias eficazes de prevenção e mitigação são fundamentais para proteger o meio ambiente, salvaguardar as comunidades afetadas e garantir um futuro sustentável para a Amazônia Legal Brasileira.
ASPERS, P.; CORTE, U. What is Qualitative in Qualitative Research. Qualitative Sociology, [s. l.], v. 42, n. 2, p. 139–160, 2019. AUGUSTYNCZIK, A. L. D. et al. Socially optimal forest management and biodiversity conservation in temperate forests under climate change. Ecological Economics, [s. l.], v. 169, n. June 2019, p. 106504, 2020. Disponível em: . NEEFF, T. et al. How forest data catalysed change in four successful case studies. Journal of Environmental Management, [s. l.], v. 271, n. April, p. 110736, 2020.