Resumo

Título do Artigo

RELATO INTEGRADO À LUZ DA CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VALOR AOS STAKEHOLDERS DE INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - LALESKA DAYANE OLIVEIRA APOLINARIO
Universidade Federal de Sergipe - Sergipe Responsável pela submissão
2 - MARIA CONCEIÇÃO MELO SILVA LUFT
Universidade Federal de Sergipe - Departamento de Administração
3 - Rosângela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe -UFS
4 - Luiz Geraldo Rodrigues de Gusmão
Universidade Federal de Pernambuco - CCSA-CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADA

Reumo

O Relato Integrado ou Relatório Integrado (RI) teve iniciativa por meio da Diretiva 2014/95/EU do parlamento Europeu e do Conselho, que ressaltou sobre a divulgação de informações financeiras e não financeiras como um fator vigorante na condução para uma economia global sustentável, divulgando e ordenando instituições e estados membros a usabilidade desse framework.
identificar como o Relato Integrado do Senac Alagoas contribui para divulgação da sua geração de valor.
Compreender que toda e qualquer organização consistirá em unidade sustentável a partir da dinâmica de relacionamento existente entre ela e as partes interessadas, entender o sentido deste relacionamento e gerenciar estratégias favoráveis às organizações ao ponto de filiar valor é a ideia chave que constitui a teoria dos stakeholders. Um termo que surgiu pela primeira vez em 1963, por meio de um memorando interno do Stanford Research Institute, definindo stakeholders, como grupos ou indivíduos que podem afetar ou são afetados pela organização (MASCENA et al., 2018; MASCENA e STOKER, 2020)
A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, de natureza qualitativa por meio estudo de caso único holístico.
Os resultados obtidos revelaram que a instituição se preocupou em demonstrar em seus relatórios a evolução gradual por capitais e ações desenvolvidas com base nos indicadores pré-estabelecidos pela própria instituição e que a estrutura do relato integrado não se atenta à mensuração de valor, mas a classificação e exploração da participação das instituições nos diferentes ambientes.
O Senac/AL pode demonstrar confiança aos seus stakeholders, pois o RI dos anos analisados, proporcionam transparência nas práticas de governança dos seus capitais. Respondendo assim o objetivo desta pesquisa, que identificar como o Relato Integrado (RI) do Senac Alagoas contribui para divulgação da sua geração de valor.
BAZANINI, Roberto; ADRA, Ricardo Daniel; RUBEO, Roberto Enzo; LANIX, Tirone Francisco Chahad; BARBOSA, Catharina Pereira Barbosa. A teoria dos Stakeholders nas diferentes perspectivas: controvérsias, conveniências e críticas. Revista Pensamento & Realidade, v.35, nº 2, p.43-58, maio/ago de 2020. BEVILAQUA, Isabelle Caroline; FREIRE, Fátima de Souza. Oportunidades e desafios do relato integrado a partir dos princípios do dialogic accounting e do engajamento dos stakeholders. CONTEXTUS- Revista Contemporânea de Economia e Gestão. V.21, p. 1-16, 2023.