Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE DE COMUNIDADES CRIATIVAS BRASILEIRAS: PROPOSIÇÃO DE PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Kassia Larissa Abrantes Alves Costa
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

O conceito de comunidade se une ao de criatividade para contribuir com a revitalização de comunidades urbanas e suburbanas e promover benefícios econômicos, inclusão social, valorização cultural e sustentabilidade ambiental (BENNETT et al., 2015; DOYEON; ZHAI, 2015). Essa relação gera capacidade de produção no espaço comunitário, que transcende a produção artística e envolve todos os aspectos do crescimento da comunidade, de modo que métodos criativos sejam usados para promover o pertencimento à comunidade (JIANG et al., 2019).
Propor parâmetros de análise para avaliar comunidades criativas sustentáveis no Brasil. Para tanto, utilizou-se como base as dimensões e variáveis apresentadas por Xiong et al. (2017). A escolha do referido modelo deveu-se ao fato de que a estrutura de avaliação proposta pelos autores, permite o reconhecimento das principais características que comunidades criativas devem ter para se tornar sustentáveis. Essa proposição se destaca pela necessidade de não se utilizar modelos universalistas de análise, mas permitir, uma análise mais aprofundada e que se adeque à realidade brasileira.
Comunidades criativas brasileiras oferecem aos seus moradores a possibilidade de permanência e realização econômica em seus territórios, por meio da sua cultura, costumes e criatividade que transformam-se em oportunidades de emprego e renda e oferta cultural (REIS, 2008). Movimentos comunitários promovem a preservação da natureza, empoderamento econômico com inclusão social e, mantém vivo o conhecimento tradicional, a identidade e a memória de um povo resiliente (BRUGNERA, 2021). É preciso considerar que, comunidades criativas são únicas e distintas, dotadas de características específicas.
A metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Essa abordagem representa uma pesquisa interpretativa, onde o pesquisador se envolve com o cenário escolhido para o estudo, com a vida dos participantes e se propõe a compreender e explicar a dinâmica das relações sociais (FLICK, 2009; GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Em concordância com os objetivos, também se classifica como um estudo descritivo e exploratório. Para criação dos parâmetros de análise se utilizou a técnica de análise de conteúdo.
Ao propor parâmetros de avaliação para o referido modelo, se sugere a adoção de uma abordagem qualitativa, que de acordo com os próprios autores do modelo teórico original (XIONG et al., 2017) é importante por permitir analisar amostras menores e mais concentradas; isso possibilita um entendimento mais profundo dos casos específicos, sendo viável para aplicação e análise no Brasil. A participação dos atores sociais (trabalhadores criativos e membros) que vivenciam diariamente a realidade local, torna possível conhecer em profundidade a realidades das distintas comunidades criativas brasileiras
Este estudo teve por objetivo propor parâmetros de análise para avaliar comunidades criativas sustentáveis no Brasil com base no modelo teórico proposto pelos autores Xiong et al. (2017). A partir de uma abordagem qualitativa a propositura permite aprofundar a análise sobre tais comunidades, que até então, vinham sendo investigadas através de modelos universalistas que não se adequavam a realidade nacional. Por fim, como sugestão para pesquisas futuras, se recomenda a aplicação dos parâmetros de análise, em uma comunidade criativa brasileira, por meio de uma pesquisa qualitativa.
DOYEON, K.; ZHAI, Y. The development mechanism of creative communities: A case study of heyri art village, Korea. Shanghai Urban Plan. Rev, v. 6, p. 44-60, 2015. REIS, A. C. F. Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. XIONG, L. et al. Using the D-DANP-mV Model to Explore the Continuous System Improvement Strategy for Sustainable Development of Creative Communities. Int. J. Environ. Res. Public Health, v. 14, p. 1-37, 2017.