Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NO QUESITO RESÍDUOS SÓLIDOS
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marina Lima Figueirêdo
Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ - Universidade Federal da Paraíba Responsável pela submissão
2 - KENNY ROGERS DA SILVA HENRIQUES
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Universidade Federal da Paraíba UFPB
3 - Liana Filgueira Albuquerque
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Engenharia Química
4 - Adriano da Silva Marques
Universidade Federal da Paraíba UFPB - CEAR

Reumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) demandam recursos substanciais para funcionamento cotidiano, resultando em uma significativa geração de resíduos. Nesse contexto, a implementação de uma gestão adequada dos resíduos sólidos torna-se crucial, visando promover a sustentabilidade, enquanto uma gestão inadequada pode resultar no aumento dos impactos negativos da geração de resíduos. Rankings universitários adotam métricas para avaliar e comparar o nível de sustentabilidade das IES.
A avaliação de sustentabilidade ambiental no quesito resíduos sólidos envolve várias questões desafiadoras, como a geração de resíduos, impacto na biodiversidade, questões de saúde pública, legislação e entre outros aspectos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizando as métricas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 do ranking Times Higher Education Impact Rankings (THE-IR).
A gestão eficaz de resíduos sólidos está em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12, que se concentra na promoção da produção e do consumo responsável. enfatiza a importância da prevenção, redução, reciclagem e reutilização como estratégias para diminuir a produção de resíduos (FERRONATO et al., 2020). Existem métricas para avaliação de sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior, baseando-se em indicadores que avaliam o engajamento nos aspectos sociais, ambientais, econômicos e institucionais (SILVA JUNIOR et al., 2018).
A metodologia aplicada envolveu um estudo de caso com abordagens quantitativas e qualitativas, incluindo a aplicação das métricas do THE-IR e uma análise SWOT com base nos resultados obtidos através das métricas.
Quanto aos resultados, a instituição obteve uma pontuação de 33,35% em relação à métrica de medidas operacionais. Na métrica de proporção de resíduos reciclado, alcançou 15% do total. Contudo, a métrica relacionada à publicação de relatórios de sustentabilidade, correspondente a 28,3% da pontuação geral, não recebeu pontuação, uma vez que a instituição não atualizou o Plano de Gestão de Logística Sustentável, com a última versão em 2018. Portanto, a pontuação total atingiu 48,32%, classificando-se como desempenho razoável.
A instituição demonstra preocupação com a gestão de resíduos sólidos por meio de programas e iniciativas ambientais, contribuindo com as metas do ODS 12. No entanto, a ausência de informações sobre o quantitativo de resíduos orgânicos e a falta de divulgação de um relatório de gerenciamento atualizado comprometeu sua pontuação no ranking e limitam sua visibilidade.
FERRONATO, N; LIZARAZU, E. G. G; TUDELA, J. M. V; CALLISAYA, J. K. B; PREZIOSI, G; TORRETTA, V. Selective collection of recyclabe waste in Universities of low-middle income countries: Lessons learned in Bolivia. Waste Management, v. 105, p. 198-210, 2020. SILVA JUNIOR, A; MARTINS-SILVA, P. O; VASCONCELOS, K. C. A; SILVA, V. C; MELO, M. R; DUMER, M. C. R. Sustainability Indicators for the Management of Brazilian Higher Education Institutions. Brazilian Administration Review, v. 15, n. 3, art. 3, 2018.