Resumo

Título do Artigo

GESTÃO SUSTENTÁVEL DO CRÉDITO EM EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA NO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS
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Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Jaine Galon Pereira
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Unir Campus Cacoal
2 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) Responsável pela submissão
3 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
- Cacoal
4 - Ozana Rodrigues Boritza
- UNIR
5 - Rogerio Simao
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Ciencias contabeis

Reumo

A análise de crédito é considerada um relevante instrumento gerencial que possui a finalidade de garantir a continuidade dos negócios com segurança e lucratividade. A oportunidade de compras a prazo aos consumidores é de suma importância para o fomento das vendas no Comércio varejista, no entanto, surgem proporcionalmente os riscos de inadimplência e prejuízos à organização devido ao aparecimento de maus pagadores e inadimplentes (Roveda, 2002). Muitas empresas concedem crédito sem se preocupar com os parâmetros necessários para a realização de uma venda segura.
Considerando o exposto, o presente artigo buscou responder ao seguinte questionamento: Quais são os fatores que devem ser considerados na avaliação de concessão de crédito ao consumidor, a fim de diminuir os riscos de não recebimento? O objetivo geral da presente pesquisa baseou-se em analisar os fatores que contribuem para a avaliação do risco de crédito ao consumidor, a fim de diminuir o risco do não recebimento dos créditos concedidos em empresas do segmento varejista de Autopeças no município de Cacoal/RO.
As organizações para serem sustentáveis, precisam administrar seus recursos, de maneira eficiente, e ao mesmo tempo de forma competitiva em relação ao ambiente em que estão inseridas. E, um dos pilares da competitividade reside na capacidade da empresa ser vista como opção atrativa pelos consumidores. Assim, as organizações utilizam formas de atrair seu público-alvo, por meio do crédito, que é uma ferramenta capaz de ampliar as vendas e por outro lado exige maior atenção no gerenciamento das negociações feitas por seu intermédio (Tsuru, 2012).
Para a execução da presente pesquisa, foi utilizado o estudo exploratório-descritivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A técnica adotada foi a um questionário com roteiro semiestruturado aplicada aos funcionários das empresas do segmento varejista de Autopeças no município de Cacoal/RO, que desempenham as seguintes funções: analistas, coordenadores de crédito e cobrança, encarregados financeiros e gerentes responsáveis pelo cadastro e controle de cobranças. A coleta de dados foi realizada no período de 9 de fevereiro a 16 de agosto de 2023.
Os resultados da pesquisa apontaram que todas as empresas do segmento varejista de autopeças no município de Cacoal, possuem similaridades nas práticas e ferramentas utilizadas na concessão do crédito ao tomador/consumidor. As empresas estão sempre procurando realizar investimentos neste setor, com a finalidade de melhorar as ferramentas e os critérios que são utilizados pelo setor de cobrança. E, por decorrência desses investimentos as empresas possuem diminuições expressivas em seus índices de inadimplência, crescimento de uma carteira de clientes financeiramente saudáveis.
Os resultados da pesquisa apontaram que todas as empresas, possuem consciência da importância da gestão do crédito no processo de tomada de decisão. As empresas sempre procuram realizar investimentos neste setor, com a finalidade de melhorar as ferramentas e os critérios que são utilizados pelo setor de cobrança. Por consequência, esses investimentos têm gerado diminuições expressivas em seus índices de inadimplência, crescimento de uma carteira de clientes financeiramente saudáveis e potencialização dos lucros, uma vez que os créditos são concedidos de forma bem mais consciente e fundamentada
TSURU, Sérgio Kazuo; CENTA, Sérgio Alexandre. Crédito no varejo: Para pessoas físicas e jurídicas. Curitiba: InterSaberes, 2012. ROVEDA, Anadir. O Processo de Concessão de Crédito no Varejo de Eletroeletrônicos na cidade de Caxias do Sul. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre, 2002. SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo, Best Seller, 1999. LEWIS, E. An Introduction to Credit scoring. Fair Isaac: San Rafael, California.1992. GITMAN, Lawewnce J. Princípios da Administração Financeira. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.