Resumo

Título do Artigo

MARKETING E ENTOMOFAGIA: uma análise bibliométrica dos últimos 10 anos
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - MAURILIO BARBOSA DE OLIVEIRA DA SILVA
UNICAMP Universidade de Campinas - FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS Responsável pela submissão

Reumo

Nos últimos anos, a entomofagia (consumo de insetos) ganhou destaque na pesquisa devido à sua aceitação como fonte de proteína. Verbeke (2015) sugere que a principal barreira é a aceitação do consumidor. A entomofagia oferece benefícios nutricionais, ambientais e econômicos, mas enfrenta resistências sociopsicológicas. Apesar dos benefícios, o consumo de insetos é um desafio devido a medos arraigados.
Analisar os últimos dez anos de produção acadêmica sobre a relação entre insetos comestíveis e marketing. Para este fim, avaliar o conhecimento acumulado por meio de análises de pesquisas publicadas em periódicos revisados por pares são os recursos mais relevantes e úteis.
O processo utilizado pode ser definido como um método de revisão de literatura realizado por meio de uma busca automatizada para coletar informações relevantes e identificar, substanciar e conceituar todos os fluxos de pesquisa fundamentais sobre o tema em estudo.
O estudo adotou uma revisão sistemática da literatura para analisar artigos sobre entomofagia e marketing. Utilizou bases de dados como Scopus, Web of Science e outros, com critérios específicos: artigos de 2010-2020, em inglês, e fator de impacto >= 1. Dos 375 artigos iniciais, 65 foram selecionados após filtragem. Para a análise, o software StArt processou os dados brutos e o IRAMUTEQ categorizou os tópicos principais. A revisão focou tanto em aspectos quantitativos, como número de citações, quanto em qualitativos, identificando tendências e lacunas.
As buscas das palavras-chave padronizadas ocorreram em cinco bases de dados, Springer Link, Science Direct, Wiley Online Library, Web of Science e Scopus que, após seleção e extração dos artigos por meio do software StArt, resultou na análise de 65 artigos. Baseando-se na revisão realizada, pode-se avaliar a evolução dos estudos sobre entomofagia, e constatar a presença de alguns temas emergentes de estudo e identificar oportunidades para novas pesquisas. Utilizou-se os autores, número de citações, resumos, palavras-chave e periódicos para atender a proposta do trabalho
Dentre os temas, destaque para os estudos sobre o comportamento do consumidor que visam determinar os antecedentes da aceitação ou rejeição a insetos comestíveis, percepção de riscos e benefícios e análise de pré-disposição ao consumo. Os resultados também apontam uma incipiência na área mercadológica, sobretudo aquilo que foge do comportamento do consumidor.
Birch, L. L. (1999). Development of Food Preferences. Annual Review of Nutrition, 19(1), 41–62. https://doi.org/10.1146/annurev.nutr.19.1.41 Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Retrieved June 5, 2019, from Universidade Federal de Santa Catarina website: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais House, J. (2016). Consumer acceptance of insect-based foods in the Netherlands?: Academic and commercial implications. Appetite, 107(September 2015), 47–58. https://doi.org/10.1016/j.appet.2016.07.023