Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE OS DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO RELATO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nivia Maria de Araujo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - Departamento de Contabilidade
2 - Daniella Rodrigues Carrano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - Departamento de Contabilidade
3 - Franciele Machado de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - DECON Responsável pela submissão
4 - Valmir Tozetto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - Departamento de Contabilidade

Reumo

As empresas envolvidas na divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) recebem pressões institucionais ao buscar legitimidade para os seus stakeholders, com a finalidade de entregar-lhes resultados positivos quanto ao seu desempenho em sustentabilidade (Kücükgül; Cerin; Liu, 2022). Nesse sentido, o papel do setor privado tornou-se primordial nesse processo, por ser grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores (GRI; UNGC; WBCSD, 2015).
A partir disso, esse estudo buscou responder o seguinte questionamento: Qual a percepção dos gestores sobre os desafios da implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Relato Integrado de uma indústria do ramo alimentício? Portanto, o objetivo geral do estudo foi analisar a percepção dos gestores sobre os desafios na implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Relato Integrado de uma indústria do ramo alimentício.
O SDG Compass orienta que as empresas podem utilizar os ODS como uma referência global que podem moldar, conduzir, comunicar e relatar as suas estratégias, objetivos e atividades, podendo ter diversos benefícios, como, por exemplo, identificação de oportunidade de negócios futuros, valorização da sustentabilidade corporativa, fortalecimento das relações com as partes interessadas e manutenção do ritmo com as políticas públicas (GRI; UNGC; WBCSD 2015).
A metodologia aplicada nesta pesquisa foi um estudo de caso em uma empresa do ramo alimentício situada na cidade de Ponta Grossa e Carambeí no Paraná. A pesquisa foi realizada mediante entrevistas, aplicação de questionário e observação participante. Foram realizadas 5 entrevistas: analistas das áreas contábil, financeiro e de sustentabilidade. A observação participante aconteceu no setor responsável pelas ações de sustentabilidade e meio ambiente. O questionário foi enviado via Teams para 50 colaboradores que possuíam envolvimento com a elaboração dos ODS e obteve o retorno de 32 respostas.
Na visão dos entrevistados os desafios para uma empresa contribuir para os ODS, vão além do custo, envolve outros pilares, todos tem que trabalhar em conjunto para garantir que os objetivos sejam alcançados, ter uma cultura organizacional que vise a conscientização do impacto social e ambiental e do valor que isso pode gerar para a corporação. As assertivas que relacionaram os desafios que os ODS encontraram para o alinhamento com as estratégias de negócios, engajamento da cadeia de valor e vincular o desempenho dos ODS ao desempenho financeiro alcançaram 78% de concordância.
Os ODS contribuem para uma visão mais holística de temas conectados a sustentabilidade e seu alinhamento com os objetivos internos da empresa garante uma efetividade na sua implementação. A divulgação dessas informações nos RIs permite a empresa definir estratégias e mensurar sua eficiência, além de fornecer clareza aos stakeholders. Por afetar o segmento de “estratégia de sustentabilidade” da entidade estudada, os ODS devem ser amplamente usado pelas organizações para refletir as divulgações do impacto de criação de valor de longo prazo dos ODS.
GRI; UNGC; WBCSD. Guia dos ODS para as empresas: diretrizes de implementação dos ODS na estratégia de negócios. 2015. Disponível em: https://sdgcompass.org/ Acesso em: 02/11/2022 KÜCÜKGÜL, E.; CERIN, P.; LIU, Y. Enhancing the value of corporate sustainability: An approach for aligning multiple SDGs guides on reporting. Journal of Cleaner Production, v. 333, p. 130005, 2022.