Resumo

Título do Artigo

CATADORES DE RECICLÁVEIS E O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI): ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Anatyele Luiza Moreira Dias
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN
2 - Miriam Takimura
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN Responsável pela submissão

Reumo

Os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel fundamental na cadeia de reciclagem do Brasil, contribuindo para a economia circular e a geração de renda. No entanto, eles enfrentam condições precárias de trabalho, exposição a riscos à saúde, baixa remuneração e falta de infraestrutura adequada. Um dos principais riscos à saúde desses trabalhadores é a exposição a materiais perfurocortantes, como cacos de vidro e objetos pontiagudos. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) desempenham um papel crucial na proteção e segurança dos catadores de materiais recicláveis.
Com o objetivo de analisar o impacto da disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) na saúde e bem-estar dos catadores de recicláveis, este estudo propõe investigar de que forma a entrega desses equipamentos tem influenciado a vida desses profissionais e quais melhorias são necessárias para promover melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Além disso, busca-se explorar as percepções e experiências dos catadores em relação ao uso dos EPIs, compreendendo seus sentimentos, desafios e benefícios percebidos.
Porto (2004) ressalta que os catadores percebem o lixo como fonte de sobrevivência e, portanto, tendem a negar a relação direta entre o trabalho e problemas de saúde. Em geral, esta classe de trabalhadores não considerava cortes, perfurações e escoriações, como acidentes de trabalho. Para eles, este tipo de acidente acontece apenas em situações extremas, quando, depois, ficam impedidos de trabalhar. Com relação a doenças ocupacionais relacionadas às atividades com resíduos sólidos municipais, as micoses são comuns, aparecendo mais frequentemente nas mãos e pés (RAMOS, 2012).
Entrevistas foram conduzidas por meio de questionários semiestruturados aplicados às três associações de catadores, uma resposta obtida por e-mail e as outras duas por meio de mensagens de áudio no aplicativo WhatsApp. As mensagens de áudio foram transcritas, visando evitar qualquer perda de conteúdo e garantir uma análise precisa dos resultados. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2004).
A análise revelou que a percepção de segurança dos catadores durante suas atividades laborais foi substancialmente impactada pelos EPIs, respaldando o objetivo de compreender como esses equipamentos afetam a sensação de segurança. A ênfase nos benefícios à saúde física, mental e emocional dos catadores confirmou os objetivos deste estudo. As narrativas dos catadores revelaram que os EPIs não apenas contribuem para prevenir acidentes. O reconhecimento e valorização geram um impacto positivo, elevando a autoestima e a motivação desses trabalhadores essenciais.
Conclui-se que a disponibilização de EPIs não é apenas uma medida de segurança física, mas também uma ferramenta de transformação social e de valorização dos catadores de materiais recicláveis. Ações como essa impactam diretamente a qualidade de vida, segurança e motivação desses profissionais, além de promover mudanças culturais e sustentáveis na sociedade. No entanto, relatos de desconforto e da falta ocasional de quantidades suficientes de alguns EPIs deve ser abordada para assegurar que todos os catadores tenham acesso adequado a esses equipamentos.
BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 2004. PORTO, M. F et al. Lixo, trabalho e saúde: um estudo de caso com catadores em um aterro metropolitano no Rio de Janeiro, Brasill. Cad. Saúde Pública, [s. l.], 2004. RAMOS, M. Importância dos equipamentos de proteção individual para os catadores de lixo. 2012. Monografia (Especialista em Enfermagem do Trabalho) - Atualiza Associação Cultural, [S. l.], 2012. Disponível em: https://bibliotecaatualiza.com.br/arquivotcc/ET/ET04/RAMOS-milena.PDF. Acesso em: 5 ago. 2023.