Resumo

Título do Artigo

Entre teorias, linhas e agulhas: O despertar de uma empreendedora
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Jociele Castro da Costa
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA - Uva
2 - Benedita Marta Gomes Costa
- Curso de Administração Responsável pela submissão

Reumo

A taxa de empreendedores no Brasil em 2019 chegou a 38,7%. O elemento motivador para esse percentual seria o fator da retomada da economia e o otimismo no meio empresarial e financeiro (GEM, 2019, p. 11). A pesquisa apontou ainda que o sonho do brasileiro em ser dono de seu próprio negócio estava ancorado na qualidade de vida e não mais por ?necessidade ou oportunidade.
Visando contribuir com essa temática, a estratégia teórica adotada consiste em apresentar o relato da experiência envolvendo a estruturação e gestão do Atelier Altares Moda, tendo como reflexão os temas/discussões vivenciadas enquanto discente do Curso de Graduação em Administração.
Nesse contexto, é oportuno destacar a ausência de relato de experiência tendo como objeto de análise o empreendedorismo, especificamente, estudos que apontem para o início, estruturação e gestão de um empreendimento. Na literatura os estudos envolvendo relato de experiência tem concentrado as discussões em temáticas relacionadas a saúde (SOUSA, et al, 2019) ou voltadas para atividades desenvolvidas no âmbito de disciplinas cursadas no ensino superior. Nessa perspectiva, o presente relato encontra-se alinhado ao quinto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Igualdade de gênero.
O presente relato de experiência foi desenvolvido a partir de estudo exploratório, com abordagem qualitativa, com a técnica de observação participante associada às lembranças da autora do relato. Nesse espaço, foram acopladas as histórias de vida da autora e o contexto social no qual ela habita.
Ao iniciar o relato de experiência constatei a importância de conhecimentos em administração para formação de um empreendimento, tendo em vista que o administrador conhece os meios para elaborar e executar um projeto, utiliza ferramentas adequadas em cada processo da empresa e tem segurança do que está fazendo. Essa segurança não está ancorada em “eu acho que dá certo”, mas em pesquisa de campo, análise de dados e conhecimentos técnicos. Estudos de outras empresas, teorias abordadas ao longo dos anos.
Gerenciar um negócio, está para além de conhecer a profissão que se executa, mas em administrá-la. Ingressei na Universidade com planos para concursos públicos ou administrar uma grande empresa. À medida que adentrava nas discussões teóricas, no convívio com os professores e colegas de sala fui encontrando na atividade que exercia (desde os 17 anos de vida), o “eu empreendedor” e compreendi que poderia estudar, aprender e desenvolver meu próprio empreendimento, não necessariamente o “grande do outro”, mas o pequeno que é meu e que poderei torná-lo grande.
ALPERSTEDT, G. D.; FERREIRA, J. B.; SERAFIM, M. C. Empreendedorismo Feminino: dificuldades relatadas em histórias de vida. Revista de Ciências da Administração, v. 0, n. 0, p. 221, 16 dez. 2014. BAGGIO, Adelar. Empreendedorismo: Conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, [s. l.], 2015. Disponível em: http://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/view/612. Acesso em: 17 maio 2021.