Resumo

Título do Artigo

A VANTAGEM VERDE: REVELANDO BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM EMPRESAS BRASILEIRAS
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Daniella Lima Oliveira
Universidade Federal de Uberlândia - ICIAG
2 - Miriam Takimura
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN Responsável pela submissão
3 - Camila de Araujo
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

Com o contínuo crescimento do setor empresarial brasileiro e a pressão exercida pelos consumidores, políticas ambientais, leis e normas, cresce também a necessidade de tais organizações adotarem práticas mais sustentáveis e inserirem, de maneira eficaz, a dimensão ambiental nas diferentes etapas de seu processo produtivo. Em sua pesquisa, Faria, Marques e Silveira (2022) concluíram que sim, muitas empresas têm adotado práticas sustentáveis para estar em conformidade legislativa, porém carecem de conectar essas práticas com suas estratégias de negócios.
No ambiente empresarial do Brasil, está se tornando cada vez mais importante a preocupação com questões ambientais. À medida que a sociedade percebe mais os danos que as atividades das indústrias causam ao meio ambiente, as empresas do país estão sendo incentivadas a adotar abordagens mais sustentáveis. O objetivo do presente estudo é apresentar de que forma a adoção de práticas sustentáveis, quando relacionadas à incorporação da dimensão ambiental em diferentes setores empresariais brasileiros, pode ser benéfica para tais empresas.
Para Faria, Marques e Silveira (2022), a abordagem voluntária de gestão sustentável e de políticas ambientais é útil para que se possa entender como as empresas brasileiras buscam sua legitimidade em relação a questões ambientalmente sustentáveis. Todavia, as práticas ambientais devem estar conectadas a estratégia empresarial. Incorporar a dimensão ambiental, auxilia na aferição de desempenhos operacionais que contribuem para uma vantagem competitiva frente a outros fornecedores e qualifica o processo de fabricação (SCUR e HEINZ, 2016).
A metodologia escolhida foi a revisão sistemática. Partiu-se da seguinte pergunta para guiar as buscas: “Como a adoção de práticas sustentáveis, atreladas à incorporação da dimensão ambiental, pode ser benéfica para diferentes setores empresariais brasileiros?” Para esta revisão sistemática de literatura foi utilizada a base de dados do Portal de Periódicos Capes/MEC. Inicialmente, a quantidade de artigos obtida apenas com a inserção das palavras-chave foi de 327. Aplicados os critérios de exclusão, restaram 21 artigos
Uma das premissas deste estudo era obter informações e análises de empresas de diferentes setores no território brasileiro. Nota-se que o setor mais citado foi o de energia. Certamente, isso se deve ao fato de o Brasil ser um país rico em recursos naturais energéticos e demonstra como o mercado empresarial têm aproveitado pela correta utilização de tais recursos. A análise dos artigos apresentou benefícios da inserção ambiental, como maior eficiência operacional, redução de custos, maiores oportunidades de crescimento dessas empresas, porém não foi possível classificar por setores.
É possível afirmar que o objetivo do estudo foi alcançado ao destacar os benefícios da adoção de práticas sustentáveis e da incorporação da dimensão ambiental nos setores empresariais. No entanto, apesar das evidências positivas, ainda são necessários mais estudos para analisar se essas incorporações são financeiramente mais benéficas a longo prazo. Muitos setores não surgiram nas pesquisas, como o setor de saúde, educação e tecnologia. A falta de estudos pode ser resultado da base de dados utilizada, bem como das palavras-chave e métodos de pesquisa.
FARIA, E. O.; MARQUES, G. D. S.; SILVEIRA, T. R. Compreensão dos Padrões de Comportamento Organizacional em direção a Sustentabilidade a partir da Perspectiva Neoinstitucional. Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, n. 4, p. 2403-2422, 2022. DOI https://doi.org/10.7769/gesec.v13i4.1479. SCUR, G.; HEINZ, G. The environmental dimension in the context of the operations strategy of the São Paulo’s ABC region automotive manufacturers. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, [S. l.], p. 290-304, 12 jul. 2016. DOI https://doi.org/10.7819/rbgn.v18i60.2195.