Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GOVERNANÇA COPORATIVA: estudo de caso em uma empresa de capital aberto
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Sandy Dias Gomes
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC Responsável pela submissão
2 - Juliana VIeira Corrêa Carneiro
Universidade Federal do Ceará - UFC - Feaac

Reumo

A governança corporativa firmou-se no decorrer da década de 1990, através do desenvolvimento dos Códigos das Melhores Práticas, que têm como principais causas as crises enfrentadas por grandes companhias de impacto mundial. Nesse sentido, enquanto se questionam os efeitos agressivos que a globalização possui sobre mercado e sobre o mundo, outros chamam as empresas a sua respectiva responsabilidade, considerando o objetivo de se promover um eficaz desenvolvimento sustentável a fim de impulsionar novas perspectiva nas organizações.
De acordo com as principais pesquisas acerca da responsabilidade social e governança corporativa em organizações, é estudado quais os impactos que as práticas de responsabilidade social geram na governança das grandes empresas, principalmente na ótica da sociedade. Justifica-se esse estudo pela iniciativa de se promover amplas discussões sobre a atuação das empresas e seus impactos na sociedade, tendo em vista o contexto de desigualdade observado nos tecidos da estrutura social atual, bem como ampliar o incentivo para que outras empresas adotem boas práticas de responsabilidade social.
Conforme Bussler et al. (2017, p. 92) o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC) tende a compreender um aspecto mais amplo de beneficiários – stakeholders – levando em consideração o bem-estar e qualidade de vida do público interno à empresa, como também a redução de impactos negativos de sua atividade na sociedade e meio ambiente. Em grande parte das vezes, tais ações são acompanhadas pela adesão de uma mudança comportamental e de gestão que engloba maior transparência, ética e valores no relacionamento com seus parceiros, também denominada de governança corporativa.
A abordagem selecionada para o trabalho é qualitativa. A técnica utilizada para a coleta das informações fundamentais que buscou atender aos objetivos estabelecidos é a entrevista, que foi realizada com um ator envolvido nas atividades governança de uma determinada empresa de capital aberto. Quanto aos objetivos, classificam-se como descritivos e explicativos, e quanto ao método, foi utilizado o de revisão bibliográfica aliado ao estudo de caso com o membro do corpo técnico empresarial, bem como a análise documental de dados e publicações disponibilizados através dos relatórios empresariais.
A empresa Alpha, objeto desse estudo, é líder nacional de dois segmentos no setor alimentício e se configura entre as maiores do mundo que atuam no ramo. Está há mais de 65 anos no mercado e presente em todo o país com marcas regionais e nacionais. Além disso, negocia ações no segmento do Novo Mercado da B3, bolsa de valores oficial brasileira. Para o estudo, foi realizada uma entrevista com a diretora de Desenvolvimento Organizacional da empresa, diretamente relacionada à área de governança corporativa da organização estruturada em 12 questões que vão de temas gerais a específicos.
A partir dos resultados foi observado que a empresa analisada possui uma estrutura de governança complexa, adotando uma série de estruturas e políticas de governanças aplicadas a empresas presentes no Novo Mercado. Além disso, foi notada a forte presença de práticas voltadas a responsabilidade social, desenvolvendo projetos que se baseiam em uma visão de sustentabilidade empresarial de longo prazo. Nota-se também que os impactos gerados pela adoção de princípios de responsabilidade social são positivos na companhia, em que o entrevistado afirma uma melhoria na interação com seus stakeholders.
BUSSLER, Nairana Radtke Caneppele et al. Responsabilidade social e a governança corporativa: perspectivas de gestão socioambiental nas organizações. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas – RGC, Santa Maria - Rs, v. 4, n. 8, p. 91-108, dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/rgc/article/view/27199. CARROLL, Archie B. Carroll’s pyramid of CSR: taking another look. International Journal of Corporate Social Responsibility. University of Georgia - Athens, p. 1-8. 05 jul. 2016. Disponível em: https://jcsr.springeropen.com/articles/10.1186/s40991-016-0004-6/.