Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ENERGIA SOLAR NO SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LÉIA MARIA COELHO VIANNA
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FCE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Responsável pela submissão
2 - Leticia de Oliveira
- Ciências Econômicas

Reumo

O aumento no uso de dispositivos que requerem eletricidade resulta em maior consumo e produção de energia. No estado do Rio Grande do Sul, a energia fóssil, utilizada na geração termelétrica, traz riscos ambientais e desvantagens econômicas em relação às fontes renováveis.
Considerando que o acesso aos serviços energéticos é condicionante importante para o progresso econômico de uma sociedade, este estudo tem como objetivo identificar os desafios e oportunidades da energia solar no Rio Grande do Sul.
Levando-se em conta o alto custo da energia elétrica e as linhas de crédito, com menos taxas, para energias limpas, há um apelo da ONU para viabilizar fontes alternativas de energias renováveis.
Foi empregada a técnica de pesquisa exploratória descritiva, com o propósito de coletar dados e compreender as características dessa temática. A busca pela fundamentação teórica foi conduzida através das plataformas de pesquisa Google Acadêmico e Scopus, e a coleta de informações quantitativas foi embasada pelas fontes ANEEL e IBGE
Os resultados obtidos apontam para desafios e oportunidades econômicas, tributárias, ambientais e sociais para o estado e também para estratégias que impulsionam seu desenvolvimento.
Algumas contribuições científicas foram identificadas, como a constatação de que a energia solar é a fonte mais competitiva a nível econômico do mercado; a possibilidade de realizar a diversificação da matriz energética com ganhos sustentáveis no Rio Grande do Sul; e a observação de que, além dos fatores ambientais, os fatores econômicos, tecnológicos e sociais também exercem influência nos investimentos em energia solar.
CARSTENS, D. D. D. S.; CUNHA, S. K. D. Challenges and opportunities for the growth of solar photovoltaic energy in Brazil. Energy Policy, [s. l.], v. 125, p. 396–404, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enpol.2018.10.063. GARLET, T. B. et al. Paths and barriers to the diffusion of distributed generation of photovoltaic energy in southern Brazil. Renewable and Sustainable Energy Reviews, [s. l.], v. 111, p. 157–169, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032119303193.