Resumo

Título do Artigo

APRIMORANDO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DOS AUDITÓRIOS DOS BLOCOS DOS PROFESSORES I E II DO CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS - UFERSA: ESTUDO LUMINOTÉCNICO
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Valquiria Melo Souza Correia
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - Campus Multidisciplinar de Angicos Responsável pela submissão
2 - Marcilio Luís Viana Correia
-
3 - Valeska Araujo Souza
Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA - UFERSA
4 - Wigna Rafaela da Silva
-

Reumo

Este estudo tem como objetivo contribuir para a sustentabilidade através da análise da eficiência energética nos auditórios dos blocos de professores I e II do Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA – UFERSA/RN), uma instituição federal de ensino superior. O aumento do consumo de energia elétrica é um problema que afeta não somente as instituições públicas, mas também ao meio ambiente, já que a geração de energia pode contribuir para a emissão de gases de efeito estufa.
O objetivo principal é garantir uma iluminação adequada e confortável para os usuários, ao mesmo tempo em que se reduz o desperdício de energia elétrica e se promove uma maior eficiência energética.
O aumento do consumo de energia elétrica é um problema que afeta não somente as instituições públicas, mas também ao meio ambiente, já que a geração de energia pode contribuir para a emissão de gases de efeito estufa. Para reduzir o desperdício e aumentar a eficiência energética, o estudo utiliza técnicas de análise luminotécnica para calcular e medir a quantidade de luz necessária em cada ambiente. Isso permitirá que as luminárias sejam ajustadas de acordo com as necessidades dos usuários, evitando assim o uso excessivo de energia elétrica.
Para realizar as medições, o estudo utilizou um luxímetro, responsável por medir a densidade e intensidade de luz em pontos estratégicos dos auditórios I e II dos Blocos do Professores do CMA- UFERSA. A análise se concentrou na intensidade da luz, verificando a distribuição da luminosidade e pesquisando a existência de ofuscamento, que pode afetar o conforto visual dos usuários.
Os métodos de cálculos utilizados nesse estudo foram o método dos lúmens, definido pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) e o método ponto a ponto que se baseia na lei de Lambert. Ao aplicar essas técnicas, espera-se que seja possível reduzir os custos com energia elétrica, contribuir para a sustentabilidade e proporcionar maior conforto visual aos usuários nos auditórios.
Conclui-se que a análise luminotécnica é uma ferramenta importante para a promoção da eficiência energética em instituições públicas de ensino superior, como a UFERSA, contribuindo para a redução do impacto ambiental, a redução de custos e para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995- 1:2013. Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013. COSTA, G.J.C. Iluminação econômica: cálculo e avaliação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006. 576 p. DUTRA, L.; LAMBERTS, R.; PEREIRA, R.O.F. Eficiência energética na arquitetura. 3. ed. São Paulo: ProLivros, 2014. G-LIGHT. Diferença entre as lâmpadas de LED, as incandescentes e as fluorescentes: Lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de LED. 2019. Disponível em: https://www.g- light.com.br/diferenca-entre-as-lampadas-de-led-as-incandescentes-e-as-fluoresce