Resumo

Título do Artigo

Responsabilidade entre os stakeholders em Cadeias de Suprimentos Reversas (CSR): Uma revisão de literatura
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Ananda Letícia Martins D`Ávila
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia
2 - Arthur Thadeu Trindade Alfaia
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT Responsável pela submissão
3 - Evelyn Viana Andrade
UEPA - Universidade do Estado do Pará - Belém
4 - Isabela Coimbra Dias
UEPA - Universidade do Estado do Pará - campus v
5 - André Cristiano Silva Melo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT

Reumo

Com os progressos tecnológicos resultantes da Revolução Industrial, houve uma evidente transformação nos métodos e estratégias de produção. Surgiram preocupações globais emergentes, como a adequada gestão de resíduos e a abordagem apropriada para lidar com os materiais descartados, que se tornaram imperativas. Devido à extrema importância do gerenciamento de resíduos, existe um esforço significativo para promover métodos adequados de tratamento dessas substâncias.
Neste estudo, buscou-se entender o estado atual da pesquisa sobre as responsabilidades dos envolvidos em Cadeias de Suprimentos Reversas (CSR) de resíduos. O objetivo foi analisar a literatura mais recente relacionada a esse tema, identificar os participantes das CSR de resíduos e descrever suas responsabilidades e critérios para atribuição dessas responsabilidades.
A "Responsabilidade Compartilhada" promove a gestão colaborativa dos stakeholders envolvidos em fluxos reversos. Após o fim da vida útil de um produto, eles devem buscar não apenas benefícios ambientais, mas também alternativas para recuperar os resíduos, exigindo colaboração público-privada para uma gestão ecologicamente correta e redução de passivos ambientais (PEREIRA; OLIVEIRA, 2019).
Este estudo se baseio em uma adaptação de Godinho Filho e Saes (2013), composto por seis etapas: definição do protocolo de pesquisa, levantamento bibliográfico, extração de dados, análise dos resultados e conclusão e propostas futuras.
O comprometimento dos stakeholders desempenha um papel central na gestão efetiva da CSR. A responsabilidade dos participantes no âmbito da CSR pode ser compreendida à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam promover práticas sustentáveis em várias áreas, estando alinhada com a ODS 12, 13 e 17, que tem enfoque em consumo e produção sustentáveis, mudança climática global e parceria e meios de implementação. A responsabilidade de estabelecer parcerias eficazes e cooperativas é fundamental para o desenvolvimento e a implementação bem-sucedidos das ações de CSR.
O objetivo desta pesquisa foi caracterizar a literatura sobre Responsabilidades entre os stakeholders nas das Cadeias de Suprimentos Reversas (CSR) por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases Scopus, Science Direct e Web of Science. Foram identificados países emergentes como líderes na publicação de pesquisas sobre o tema, sendo que a maioria dos artigos tratou de resíduos eletroeletrônicos, com apenas 2 abordando resíduos de construção e demolição. Aspectos de sustentabilidade (econômicos, ambientais e sociais) estão sendo considerados em pesquisas relacionadas às CSR.
PEREIRA, M. M. F.; OLIVEIRA, L. T. Responsabilidade Compartilhada na Política Nacional de Resíduos Sólidos: Aplicabilidade da norma tributária ambiental indutora. Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 322-335, jul./dez. 2019. GODINHO FILHO, M.; SAES, E. V. From time-based competition (TBC) to quick response manufacturing (QRM): the evolution of research aimed at lead time reduction. The International Journal of Advanced Manufacturing Technology. v. 64, pp. 1177–1191, 2013. DOI: https://doi.org/10.1007/s00170-012-4064-9