Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DE MODELO DISRUPITIVO EM FERROVIAS, COM RECURSOS TECNOLÓGICOS : Uma análise bibliométrica da literatura no contexto do hidrogénio verde
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Lucia Bianca Bispo Costa da Silva
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP - Indianapolis Responsável pela submissão
2 - Aline Ramos de Lima
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP - Higienopolis
3 - Thaisa costa Vergilio Takahashi
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Reumo

A revisão bibliográfica tem como propósito conhecer a tendência do uso de teorias, modelos, metodologias e técnicas de investigação dos trabalhos sobre o tema selecionado, de modo a estabelecer a posição do atual trabalho. Ao final, será possível conhecer as principais contribuições dos trabalhos selecionados, os pontos ainda em discussão e as lacunas existentes, posicionando o presente trabalho no conjunto da produção acadêmica. A busca inicial sobre o tema foi realizada em fontes secundárias de dados, através de reportagens e documentos de acesso público.
Exemplificando o modelo de Inovação Disruptiva desenvolvido por Clayton Christensen, a figura 3, mostra que as tecnologias disruptivas são inovações que levam a um pior desempenho do produto no curto prazo, geralmente mais baratos, mais simples, menores e mais fáceis de usar, trazendo uma proposta de valor muito diferente das existentes. Em contrapartida, o progresso tecnológico frequentemente supera as necessidades de mercado, o que significa que as abordagens podem mudar ao longo do tempo em relação aos diferentes mercados.
Para Madrid-Guijarro et al. (2009), a inovação é um fator importante para a competitividade dos países e das empresas. As empresas que não incorporam a inovação nas suas estratégias empresariais correm o risco de se tornar pouco competitivas e obsoletas. As empresas inovadoras são essenciais para uma economia dinâmica e competitiva. Como apontam Zylbersztajn e Lins (2010), especialmente no que diz respeito às inovações sustentáveis, as organizações devem se adaptar a um ambiente em mudança sob a força da necessidade de sobreviver.
O estudo desenvolve uma análise qualitativa, com revisão da literatura e análise bibliométrica com direcionamento de um caso de transporte de trens híbridos (FRAGIACOMO; PIRAINO; GENOVESE, 2020). Aplicando os conceitos do modelo (CHRISTENSEN; RAYNOR, 2003),resultando em uma proposta de aplicação de um modelo de inovação disruptiva e a proposta de uma cadeia de suprimento sustentável. As oportunidades da pesquisa de revisão é a exploração das suposições centrais que, possui argumentos a favor de diferentes métodos, sendo possível a replicação a partir de sua base para qualquer pesquisa.
A utilização desta teoria tem elementos fundamentais na adoção e disseminação de novas tecnologias, abrindo caminhos ao mercado internacional. e possibilitando a utilização dos recursos de forma eficiente. Permite aos países em desenvolvimento elevar seu crescimento e alcançar as metas de sustentabilidade para 2030, além de aumentar o investimento na investigação científica e na inovação (SILVA; GRÜTZMANN, 2023).
Apesar de existirem trabalhos que tratam esses temas de forma isolada, não foram encontrados estudos específicos que abordassem esses conteúdos de forma combinada, nos quais um influenciasse o outro, isto é, a combinação entre esses temas não foi estudada de forma sistemática na literatura. Tornando-se relevante a contiuidade do estudo. O escopo neste primeiro momento atendeu o objetivo proposto, que era compreender, organizar e analisar a revisão bibliográfica e bibliométrica do tema: hidrogênio verde no contexto de indústria 4.0, com recorte dos estudos dos últimos 05 anos.
REFERÊNCIAs ADNER, R. When are technologies disruptive? a demand-based view of the emergence of competition. Strategic Management Journal, v. 23, n. 8, p. 667–688, ago. 2002. AZADNIA, A. H. et al. Green hydrogen supply chain risk analysis: A european hard-to-abate sectors perspective. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 182, 1 ago. 2023. BANU, A.; MIDILLI, A.; BICER, Y. Exergetic sustainability comparison of turquoise hydrogen conversion to low-carbon fuels. Journal of Cleaner Production, v. 384, 15 jan. 2023.