Resumo

Título do Artigo

Análise da Mobilidade Urbana de Idosos na Cidade de Imperatriz-MA
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Daniele Patricio Costa
Universidade de Taubaté - Universidade de Taubaté
2 - Cláudia Terezinha Kniess
- Universidade Federal de São Paulo, Universidade São Judas Tadeu Responsável pela submissão
3 - Edson Aparecida de Araujo Querido Oliveira
Universidade de Taubaté - Gestão e Negócios
4 - Heidy Rodriguez Ramos
-

Reumo

A mobilidade abrange seis elementos. São eles: a viagem e o acesso a pessoas e lugares desejados; benefícios psicológicos; sensação de independência; bem-estar físico; envolvimento da comunidade em atividades sociais; e potencial transporte, no caso de emergência. A mobilidade e o transporte de qualidade são importantes para que os idosos participem da sociedade de forma ativa. No caso de pessoas com idade avançada, cuja saúde pode apresentar problemas, viajar ou se locomover pelos espaços públicos se torna consideravelmente mais difícil.
A mudança radical ocorrida no padrão demográfico brasileiro constitui uma das mais importantes metamorfoses identificadas no país, com a diminuição da taxa de crescimento da população e alterações na estrutura etária do país, o que desacelerou o aumento da quantidade de crianças e adolescentes. Paralelamente, houve o aumento da população em idade ativa e do grupo de idosos. Este estudo tem o objetivo de analisar como se caracteriza a mobilidade de idosos no perímetro urbano do município de Imperatriz – MA, por meio da percepção dos cidadãos dessa faixa etária residentes na cidade.
O conceito de mobilidade urbana, principalmente no Brasil, é um fenômeno relativamente recente e está relacionado à capacidade de deslocamento de pessoas e de bens. Existem nas cidades diversas variáveis que influenciam a consolidação das diretrizes de mobilidade. A princípio, o conceito de mobilidade urbana era utilizado como sinônimo de transporte. Na atualidade tem-se o consenso de que a mobilidade urbana vai muito além do fato de se poder sair de casa; está ligada à capacidade de se obter recursos e de promover lazer, proporcionando maior qualidade de vida para os indivíduos de uma região.
A pesquisa realizada é caracterizada como de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, visando explorar a mobilidade urbana dos idosos da cidade de Imperatriz – MA. Foi realizada com uma amostra populacional que resultou na resposta de 201 formulários validos, aplicados de forma presencial 70 questionários e 131 de forma virtual No que tange a pesquisa documental foi por meio pesquisa de documentos oficiais somando o acesso as leis e dados censitários.
Os resultados obtidos revelaram uma grande insatisfação da população idosa de Imperatriz - MA em relação à infraestrutura urbana, apontada como uma das responsáveis pelas dificuldades de locomoção encontradas por esse público. Em relação aos modos de transporte e aos acessos ao deslocamento utilizados, os resultados demonstraram que o meio de deslocamento mais utilizado pelos idosos é “a pé”, seguido por “carona”, o que pode ser justificado pela baixa qualidade no transporte o público.
Faz-se necessário um replanejamento do perímetro urbano da cidade de Imperatriz – MA, com melhoria da malha viária, da pavimentação das vias e dos calçamentos e oferta de opções alternativas de meios de deslocamento com baixo custo, a fim de promover a acessibilidade, sobretudo para aqueles que possuem qualquer tipo de limitação. Os resultados demonstram que esse estudo é pode ser usado pelos gestores municipais de Imperatriz, como também de outras cidades, como instrumento para traçar ações de forma que contemplem de maneira mais eficaz atendendo a real necessidade do idoso.
BRASIL. Ministério das Cidades. Cartilha da Lei de Política Nacional da Mobilidade Urbana. Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana. 2013. KNEIB, Erika Cristine. Mobilidade urbana e qualidade de vida: do panorama geral ao caso de Goiânia. Revista UFG, [S. l.], ano 13, n. 12, p. 71-78, jul. 2012. MORAIS, Aramidis Cibelly Moura de; SANTOS, Enilson Medeiros dos. Avaliação das estruturas organizacionais dos organismos gestores da mobilidade diante da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Curitiba, v. 12, maio 2020.