Resumo

Título do Artigo

O PAI TÁ ON?: ANÁLISE DA PRESENÇA NA INTERNET DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Áquila Gisely da Silva Araújo
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus Sede Campina Grande - PB
2 - Patrícia Trindade Caldas
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Unidade de Administração e Contabilidade (UAAC) Responsável pela submissão

Reumo

As mídias sociais e outras tecnologias da Internet tem atraído as Organizações da Sociedade Civil para divulgar missão social, captação de recursos e outras atividades de gestão. São ferramentas de fácil operacionalização, acesso e de baixo custo. Contudo, ainda são novidades para o setor, diante dos poucos recursos e capacidade técnica. Há poucas pesquisas sobre a temática no Terceiro Setor, principalmente em países em desenvolvimento. A compreensão desse fenômeno pode apoiar e motivar a implementação e gestão dessas tecnologias por OSCs, suportando a credibilidade e sustentabilidade destas.
Visando uma contribuição para o desenvolvimento local, esta pesquisa visa responder: Como se configura a natureza e extensão da presença da Internet de OSCs de Campina Grande-PB? Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar a natureza e a extensão da presença na Internet de OSCs de Campina Grande, examinando a adoção (quais tecnologias baseadas na Internet a organização utiliza), atividade (como essas tecnologias adotadas são utilizadas) e visibilidade (qual a conscientização das partes interessadas nas atividades on-line da organização) das ferramentas adotadas.
Com problemas sociais mais complexos (SHIRINASHIHAMA, 2019), maior exigência de gestão e transparência (BRASIL, 2016), doadores mais racionais (BODEM-SCHRÖTGENS; BECKER, 2019), as OSCs são desafiadas a adotarem ferramentas digitais que auxiliem seu gerenciamento. Para Kirk, Abrahams e Ractham (2016), os sites e mídias digitais são canais pelos quais o público busca informações, interage ou faz doações e apoiam a defensa de causas e a gestão participativa. Sobre a presença na Internet, Campbell e Lambright (2019) propõe que esta deve ser analisada a partir da adoção, atividade e visibilidade.
Optou-se por um estudo exploratório-descritivo e pesquisa quanti-qualitativa com 422 OSCs de Defesa de Direitos Sociais, situadas em Campina Grande-PB, utilizando a pesquisa documental (e desenvolvimento de banco de dados), estatística descritiva e correlacional para análise de dados. As variáveis de pesquisa envolveram as dimensões: caracterização das OSCs, Adoção de tecnologias (Websites, Facebook ou Instragram), atividade (conteúdo, informações e funções utilizadas) e visibilidade (seguidores e interação).
Observou-se que a maioria (69,44% ou n=293) das OSCs não está presente na Internet e, entre as que estão, adotam com maior frequência o Facebook. O conteúdo geralmente se relaciona com a caracterização da entidade e formas de contato, mas são insuficientes na prestação de contas e até na captação de recursos, com nível baixo de visibilidade. A correlação de Spearman mostrou que há uma correlação positiva e moderada entre nº de seguidores e nível de atividade tanto no Facebook como no Instagram, e que ocorre aumento da visibilidade em vista da maior atividade das OSCs nas mídias digitais.
O estudo mostrou como a Internet e suas tecnologias podem viabilizar o funcionamento de organizações, não sendo diferente para o Terceiro Setor. Observou-se que a profissionalização e o uso de tecnologias digitais ainda são inviáveis e lacunas a serem aprimoradas pela maioria das entidades pesquisadas. Sugere-se, como estudos futuros, uma análise mais aprofundada no sentido de identificar in loco quais as dificuldades e desafios que as OSCs têm para usarem as TICs baseadas na Internet, mesmo para utilização daquelas sem custo e de fácil operacionalização como o Facebook e o Instagram.
BODEM-SCHRÖTGENS, J.; BECKER, A.. Do you like what you see? How nonprofit campaigns with output, outcome, and impact effectiveness indicators influence charitable behavior. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v49, n2, 2020. CAMPBELL, D. A.; LAMBRIGHT, K. T. Are you out there? Internet presence of nonprofit human service organizations. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v48, n6. 2019. KIRK, K., ABRAHAMS, A.; RACTHAM, P. E-progression of nonprofit organization websites: us versus thai charities, Journal of Computer Information Systems, v56, n3, 2016.