Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS DETERMINANTES DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jéssica Romagnoli Freire Campos
- Escola de Administração e Negócios, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Responsável pela submissão
2 - Matheus Wemerson Gomes Pereira
-

Reumo

Preocupações ambientais estão crescentemente em evidência e os consumidores estão buscando cada vez mais informações sobre o que consomem (LIANG et al., 2022).Consumidores, produtores, indústria e público geral mostram preocupação quanto às práticas mais comuns da produção de bovinos de corte no país, uma vez que há um aumento no índice de crescimento da pecuária brasileira em virtude da sua posição como um dos maiores exportadores de carne do mundo (MALAFAIA; BISCOLA; DIAS, 2020). No Brasil, o selo CCN se enquadra como uma certificação de sustentabilidade qualidade.
Com o intuito de entender melhor o perfil do possível consumidor de carne bovina com selo CCN, o presente trabalho busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: “Quais fatores contribuem para maior consciência ambiental dos indivíduos?”. Assim, acompanhando o cenário atual e as perspectivas futuras para produção pecuária, atrelado às preocupações e ao aumento da consciência ambiental dos consumidores, este estudo se faz importante, pois tem como objetivo principal analisar os determinantes de consciência ambiental dos consumidores de carne bovina.
Iniciativas que visam a mitigar ou a reduzir as emissões dos gases de efeito estufa na produção de bovinos de corte (Carne Carbono Neutro, Carne Baixo Carbono (CBC) e a Carbono Nativo). Consciência Ambiental.
Um modelo econométrico Tobit foi utilizado para identificar os determinantes de intenção de compra de carne com selo Carne Carbono Neutro (CCN), uma vez que o modelo Tobit propõe-se a estimar relações com variáveis dependentes censuradas. Para análise dos dados levantados empiricamente, pela aplicação da survey a consumidores de carne bovina, foram adotadas duas técnicas de análise quantitativas: Análise Fatorial Confirmatória (CFA) e Modelagem de Equações Estruturais (SEM).
Para cada grau a mais na escolaridade, aumenta-se em 6,63% (0,0663368) a consciência ambiental do consumidor. Com relação à frequência de consumo, conclui-se que quanto maior for o consumo de carne bovina pelos consumidores, maior será sua consciência ambiental, uma vez que, a cada vez que se aumenta o consumo, sua consciência ambiental aumenta 5,54%. para cada ano de aumento na idade, aumenta-se em 0,3% (0,0038337) a consciência ambiental do consumidor. O fato de ser homem reduz em 7,5% a chance de um indivíduo ser ambientalmente consciente.
Os principais resultados evidenciaram que as variáveis realmente significativas como determinantes de consciência ambiental dos consumidores de carne bovina foram frequência de consumo, idade e a escolaridade. Além disso, é importante destacar outro resultado significativo deste estudo: a constatação de que um indivíduo comum apresenta um nível de consciência ambiental surpreendentemente alto, atingindo a impressionante marca de 70,02%. As descobertas deste estudo têm um impacto significativo no entendimento do comportamento dos consumidores em relação à carne com selo CCN.
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