Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E SUAS AÇÕES ESTRATÉGICAS FRENTE À SUPERAÇÃO DE CONTINGÊNCIAS NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Thais Sales Barreto Toscano
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - Mestrado em Administração e Controladoria Responsável pela submissão
2 - Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

O ambiente empresarial é tão complexo que torna difícil enumerar e descrever quais as características e comportamentos empreendedores seriam comuns a todo empreendedor de sucesso. Estes parecem estar intimamente ligados ao surgimento de novos negócios, fazendo de seus detentores os responsáveis por desenvolver e conduzir todo o processo de criação de empresas. Assim, o empreendedor pode ser considerado um agente de mudanças podendo influenciar no sucesso ou fracasso da empresa (SCHUMPETER, 1997).
Está representado pela pergunta de pesquisa: Como se caracteriza o comportamento empreendedor e suas ações estratégicas frente à superação de contingências na gestão de MPEs? O objetivo geral deste trabalho foi investigar como se caracteriza o comportamento empreendedor e suas ações estratégicas frente à superação de contingências na gestão de MPEs.
O Comportamento Empreendedor é ponte para que entendamos como agem aos empreendedores para superar contingências. Para esse estudo foi selecionada a metodologia desenvolvida por Cooley (1990) que estabeleceu as dez características empreendedoras que foram consolidadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em programas de capacitação de empreendedores tais como o Programa para Empresários e Futuros Empreendedores - EMPRETEC (LIZOTE; VERDINELI, 2014).
A pesquisa se apresenta como qualitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foram elaboradas e aplicadas entrevistas semi-estruturadas, conduzidas através da abordagem cognitivo-reflexiva (ACR), elaborada por Pinho e Silva (2021). Os sujeitos estudados foram micro e pequenos empresários com atuação em diferentes cidades no estado do Ceará, por ser um dos estados nordestinos que possui um grande número de MPEs, representado por cerca de 500 mil empresas enquadradas como MPEs A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo de Bardin (2011).
Os entrevistados possuem entre 35 e 69 anos, em maioria casados, com nível superior completo, com amplo tempo de atuação no mercado e representam diversos segmentos de atuação. Como principais resultados, encontrou-se empreendedores focados em observar o mercado, impactados pela crise financeira, adotando estratégias prioritariamente em marketing, comprometidos com seu negócio, representando fortemente o conjunto de realização. O conjunto de poder, por ser o menos citado, sugere uma lacuna pouco trabalhada entre os entrevistados.
Os resultados mostraram aspectos em consonância com a literatura.Os empreendedores estão focados em observar o mercado e desempenhar comportamentos proativos. A maioria se sentiu impactado negativamente pela pandemia da Covid-19 e a contingência mais fortemente retratada pelos entrevistados foi a crise financeira. Conhecer os comportamentos encontrados em empreendedores que já superaram diversas contingências,é importante para que se possa aprender a adotar comportamentos adequados, de forma a contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Ceará.
COOLEY, L. Entrepreneurship training and the strengthening of entrepreneurial performance. Final Report. Contract. Washington: USAID, 1990. LIZOTE, S. A.; VERDINELLI, M. A. Relação entre competências empreendedoras e desempenho: um estudo em empresas prestadoras de serviços contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 8, n. 22, p. 49-59, 2014. SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1997.