Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE SOCIAL E O COOPERATIVISMO DE CRÉDITO: O CASO SICOOB CREDIP
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Emely Moreira Rodrigues
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR - Campus Cacoal
2 - ANDREIA DUARTE ALEIXO
- FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) Responsável pela submissão
3 - Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
- Cacoal
4 - Ozana Rodrigues Boritza
- UNIR
5 - SUZENIR AGUIAR DA SILVA
- Campus Cacoal

Reumo

As Cooperativas de Crédito possuem grande relevância no cenário social e econômico dado ao seu formato originário de estímulo à colaboração entre os seus membros e, por isso, pauta-se na atuação que possibilite o crescimento nos dois cenários. A sustentabilidade social é, assim, um viés de atuação das cooperativas de crédito em razão dos princípios adotados para fins de desenvolvimento coletivo (Soares; Garcia, 2019). A preocupação com o contexto social se fundamenta não só em razão de um ordenamento principiológico adotado, mas também por um contexto de responsabilidade social.
Problemática de pesquisa: Os projetos sociais subsidiados com recursos financeiros concedidos pela Cooperativa de Crédito Sicoob Credip, contribuem para a sustentabilidade social da comunidade onde estão inseridos considerando o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade? Objetivo: Analisar se os projetos sociais subsidiados com recursos financeiros concedidos pela Cooperativa de Crédito Sicoob Credip no ano de 2022 em Rondônia, contribuem para a sustentabilidade social considerando o 7º princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade.
A sustentabilidade social passou por uma evolução ao longo do tempo, devido a modelagem dos aspectos de sustentabilidade, a dimensão social era relativamente negligenciada servindo como pano de fundo para a sustentabilidade ecológica (Lourenço; Carvalho, 2013). Entre os anos de 1980 e 2000 as novas demandas de preocupação socioambiental colocou a pobreza e o incremento populacional como um eixo central da atenção aos aspectos sociais e, no compasso da evolução conceitual, os os critérios de empoderamento e governança começaram a ser adotados para a efetiva aplicabilidade da sustentabilidade.
Delineou-se uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi realizada entrevistas via Google Forms, com os responsáveis pela elaboração dos projetos sociais e o gerente do setor de Desenvolvimento Cooperativo da Sicoob Credip. O objeto de análise desta pesquisa foram as ações sociais promovidas no estado de Rondônia, no ano de 2022, contempladas valor igual ou superior a R$ 30.000,00 (trinta mil reais). A coleta de dados foi realizada no período de 20 de fevereiro a 20 de abril de 2023.
Os resultados obtidos neste estudo, apontaram a importância da ação de financiar projetos que possam melhorar a vida de pessoas que muitas vezes são esquecidas e até excluídas pela sociedade de forma geral. As instituições beneficiadas com esses recursos declararam que conseguiram terminar os projetos que já haviam iniciado, trouxeram maior segurança para as crianças e para o patrimônio das entidades com o sistema de monitoramento, melhoraram os serviços prestados por meio dos investimentos na educação, ampliação do espaço físico, aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos.
Conclui-se, que o estudo atendeu o objetivo proposto, pois foi possível realizar a análise dos projetos sociais custeados pela cooperativa de crédito Sicoob Credip, se a mesma contribui para a sustentabilidade social e contempla o 7° princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade e ao mesmo tempo verificar as melhorias que os recursos provocaram. Por fim, os resultados encontrados demonstraram a importância deste tipo de ação financeira/iniciativa de financiar projetos que possam melhorar a vida de pessoas que muitas vezes são esquecidas e abandonadas na sociedade.
LOURENÇO, Mariane Lemos; CARVALHO, Denise. Sustentabilidade social e desenvolvimento sustentável. RACE, Unoesc, v. 12, n. 1, p. 9-38, jan./jun. 2013. MARQUES, Heitor Romero.; COSTA, Jessica Ojeda. O cooperativismo e o desenvolvimento local: um estudo da cooperativa de crédito Sicredi União MS/TO – Comitê Ação Social. Interações (Campo Grande), v. 22, n. 2, p. 531–541, abr. 2021. SILVEIRA, José Henrique Porto. Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Belo Horizonte – MG: Poisson, 2018.