Resumo

Título do Artigo

CASHBACK SOCIAL: Um Estudo de Viabilidade de Implantação de Retorno Financeiro das Compras de Clientes para Causas Sociais com Abatimento no Imposto de Renda
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cristiane Aparecida Pelison Coelho
PECE POLI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - Pece Poli Responsável pela submissão
2 - Cristina de Moura João
- FEA USP

Reumo

A quantidade de empresas no setor financeiro cresceu 15% em comparação a 2019 (GARCIA, 2022). Apesar do crescimento e da evolução tecnológica do setor, ainda são observadas poucas iniciativas com retorno social para a população. Em busca de concatenar o crescimento do setor, as inovações tecnológicas e as tendências de empreendimentos e inovação social, este trabalho buscou analisar a viabilidade da criação de um novo produto que promova cashback social a partir da união de mecanismos fiscais e legais a produtos existentes no mercado brasileiro e com alto índice de utilização pela sociedade.
A indústria financeira contemporânea tem como uma de suas estratégias para atrair e reter clientes produtos focados na oferta de cashback ou pontuações e milhagem, entretanto, apesar da demanda por estratégias de sustentabilidade e ESG os serviços com viés social nesta indústria ainda são pouco representativos. O objetivo é identificar, analisar e comparar serviços financeiros que possuem viés social. Após este mapeamento, será analisada a viabilidade de criação e implantação de serviços que ofereçam cashback social de forma transparente e com possibilidade de abatimento do imposto de renda.
A fundamentação teórica do artigo foi dividida em dois blocos, o primeiro trata da indústria financeira contemporânea e utiliza-se de artigos científicos para descrever o conceito de fintechs e bancos tradicionais e suas respectivas características de sustentabilidade e inovação; o segundo bloco aborda a literatura a respeito de negócios e empreendimentos com viés social e os conceitos e aplicações da inovação social.
Utilizou-se a pesquisa qualitativa que tem como uma de suas metodologias o estudo de casos múltiplos a partir da avaliação de quatro empreendimentos do setor financeiro com retorno social. Quanto ao seu objetivo, foram empregadas as técnicas de pesquisa exploratória para investigar e correlacionar os produtos existentes para sugerir a criação de um novo produto e indicar sua viabilidade para testes posteriores e a modalidade descritiva dada a necessidade de identificar e descrever as variáveis comuns e contrastantes entre os quatro projetos que foram avaliados durante o processo de pesquisa.
Os resultados sugerem a análise de viabilidade de criação do cartão com cashback social mediante os conceitos da inovação social e do triple bottom line (resultados econômicos, sociais e ambientais) com benefícios para (a) instituições financeiras, que poderiam utilizar o produto para reposicionamento social (b) clientes da solução, que teriam mais conveniência da destinação do imposto de renda (c) projetos sociais, que aumentariam suas doações e parcerias com organizações e (d) sociedade, que teria como acompanhar de forma mais transparente a destinação dos valores pagos no imposto de renda.
O artigo apresentou a sugestão da criação do produto de cartão de crédito com cashback social de forma ampla e holística a partir do estudo de dados públicos e mecanismos utilizados por projetos existentes no mercado como base para criação de um novo produto fundamentado em instrumentos existentes e que poderiam ser adaptados. Esta é a primeira etapa de um estudo mais amplo, que pode prestigiar, além do cartão de crédito outros serviços financeiros que possam contribuir com benefícios sociais, bem como avaliar outros tipos de organização que possam se beneficiar da criação deste produto.
BARKI, Edgard; IZZO, Daniel; TORRES, Haroldo da Gama; AGUIAR, Luciana. Negócios com impacto social no Brasil. 1ª edição. São Paulo: Pereirópolis, 2013. 249p. BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e Empreendedorismo. 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2019. 512p. HART, Stuart L. Capitalismo movido por propósito. Negócios de impacto socioambiental no Brasil: como empreender, financiar e apoiar. Organizadores: Edgar Barki, Graziella Maria Comini, Haroldo da Gama Torres. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. 376p.