Resumo

Título do Artigo

PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL: O CASO DE UMA COMPANHIA DE MINÉRIO
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Antonio Matheus Fernandes Lemos
Universidade Estadual do Ceará - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
2 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
3 - ANTÔNIO DE PÁDUA ARAUJO
UECE - Universidade Estadual do Ceará - Centro de Estudos Sociais Aplicados - Cesa - Curso de Administraçãio

Reumo

Privatização é o processo de transferência do controle e por vezes, da propriedade de empresas, instituições ou serviços públicos para a iniciativa privada. Esse processo geralmente é realizado pelo governo de um país, que vende suas empresas estatais ou serviços públicos para empresas privadas ou para o público em geral. O objetivo da privatização, muitas vezes é reduzir o tamanho e o papel do governo, tentar aumentar a eficiência e a produtividade das empresas ou serviços.Nesse caso, quanto maior a eficiência da organização, maior a economia no uso de recursos. (MOUZAS, 2006; OZCAN, 2014).
Neste trabalho tendo vista a atual conjuntura brasileira em que existe uma certa polarização e incerteza da população entre apoiar ou não a privatização das empresas estatais brasileiras abordar-se-á a seguinte questão: Qual a relação entre a privatização das empresas estatais brasileiras e a evolução no desenvolvimento destas? Para tanto, este estudo analisará a prática de privatização de empresas estatais e o seu desempenho, lucro e valor de mercado, por meio de levantamentos de dados disponíveis em domínio público. Assim, este trabalho tem como objetivo geral analisar o caso da Vale S.A.
Durante o governo Temer o pensamento do governo anterior foi quebrado e passou-se então a retrazer uma agenda de reformas e controle dos gastos públicos, principalmente buscando o investimento privado, tendo sido privatizadas entre outras, as empresas: Boa Vista Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (CERON), Companhia de Eletricidade do Acre (EletroAcre), Companhia de Energia do Piauí (CEPISA). Por fim, ao final do mandato de Michel Temer, a dívida externa do Brasil atingiu um total de 559,2169 bilhões de dólares (IPEADATA, 2023).
Este trabalho analisou o tema crescimento e eficiência das empresas após a privatização usando como caso de estudo a Vale S.A., principalmente sob tom de pesquisa qualitativa, observando variáveis como faturamento, crescimento, portfólio, representatividade no mercado nacional e internacional e dívidas das empresas analisadas além de leis de mercado que embasaram os respectivos momentos levando à privatização das corporações, que serviram como norte para a análise proposta por este trabalho. Essa pesquisa pode ser orientada ou direcionada para áreas de interesse geral em ampliação inerente.
Por fim, entende-se que o processo de privatização da Vale trouxe um valor significativo para a empresa e seus acionistas, demonstrado através do crescimento de indicadores como ativo total e lucro líquido. Infelizmente, por outro lado, os desastres acontecidos sob a responsabilidade da Vale S.A., demonstram a dimensão não só do dano financeiro causado à companhia, mas também às mais de 319 vidas perdidas nos incidentes e os mais de 47 milhões de m³ de rejeitos de minério despejados na natureza, um contraste claro ao crescimento da corporação após a privatização.
Dessa forma, conclui-se que mesmo com a Vale S.A. sendo capaz de alcançar cifras positivas dentro do mercado internacional de mineração após o processo de privatização, não conseguiu fazê-lo de forma sustentável, fato esse demonstrado pela magnitude dos desastres acontecidos em Mariana e Brumadinho, deixando uma perda irreparável nas vidas dos habitantes da região e na fauna, flora e vida aquática do entorno. Como limitações, esta pesquisa encontrou sobretudo a ausência de dados históricos sobre a empresa analisada. No período posterior à privatização acontecida em 1997 até o ano de 2002.
MOUZAS, S. Efficiency versus effectiveness in business networks. Journal of Business Research, v.59, p. 1124-1132, 2006. OZCAN, Y. A. Helath Care. Benchmarking and Performance Evaluation: An Assessment Using Data Envelopment Analysis (DEA). 2ª ed. New York: Springer Science + Business Media, 2014. VALE S.A. DFP – Demonstrações Financeiras Padronizadas. Comunicados, resultados, apresentações e relatórios. Rio de janeiro, 16 fev. 2023. Disponível em: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/53207d1c-63b4-48f1-96b7-19869fae19fe/11c18f8e-905d-2a12-1d84-0173c5c1ddd9?origin=1. Acesso em: 19 mai. 2023