Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE REDE DE GOVERNANÇA COMPLEXA ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Eliane Alves da Silva
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Eugenio Avila Pedrozo
- Escola de Administração
3 - Tania Nunes da Silva
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - escola de administração

Reumo

As pessoas vivem em um sistema socioecológico, influenciado por condições ecológicas, políticas, sociais ou econômicas. E dentro dessa realidade há momentos de aprendizagem, para promover inovações. Todos estão sujeitos as regras, significados e sistemas de autoridade e precisam ter comunicação e interação intensificadas. Gradualmente, o aprendizado decorrente dessa atividade comunicativa resulta no surgimento de novas colaborações entre atores e organizações que trabalham em direção a objetivos comuns.
A questão de pesquisa deste artigo é "Como as ações dos atores individuais (microunidades) geram resultados coletivos (macroestruturas)?" Para ajudar a responder essa questão, além do proposto por Morçöl (2023), foram introduzidos referenciais teóricos sobre aprendizagem individual e coletiva (Habermas, 1984, 1987; Lankester, 2013; Maarleveld & Dangbegnonpág, 1999; Mezirow, 1991) para analisar as microunidades. Portanto, o objetivo deste artigo é criar um Framework de análise de rede de governança complexa entre duas políticas públicas.
Estudos sobre teorias de redes, da teoria da complexidade e aprendizagem individual e social.
Este estudo é de natureza qualitativa-descritiva (Kumar, Aaker & Day, 2018; Blater & Haverland, 2012; Kerr & Kendall, 2013; Sampieri, Callado & Lucio, 2013) e lógica abdutiva (Charreire & Durieux, 2003; Cruz, 2007), utilizando-se como estratégia um estudo múltiplos casos incorporados (Stake, 2011; Yin, 2018), coleta de dados primários e secundários e análise temática de conteúdo (Bardin, 2011).
Ao propor um Framework de análise de rede de governança complexa entre duas políticas públicas, este estudo fez uma contribuição teórica agregando mais dimensões à proposta de Göktu? Morçöl (2023). O estudo das aprendizagens contribui para compreender a evolução cognitiva da população, inclusive o aprendizado adulto, indivíduo responsável e atuante nas políticas públicas. E o Framework também possui contribuições práticas, como ajudar no acompanhamento e estruturação de estratégias na gestão pública.
Grupos em que o nível instrumental de aprendizagem prevalece, tendem a seguir normas sem questionar, ou seja, dificilmente ocorrerão processos micro-macro para provocar ou mudar de fato a gestão. Em situações em que a gestão é organizada, essa postura não é prejudicial. Na verdade, ela ajuda a manter o que vem sendo executado. Porém em ambientes instáveis, isso não é muito bom. O grupo no nível comunicativo de aprendizagem, tende a ser mais crítico em relação a política pública, além de buscar melhorias constantes. Esse comportamento desencadeia processos micro-macro.
Habermas, J. The Theory of Communicative Action. Vol. 1: Reason and the rationalization of society. Vol. 2: Lifeworld and system: a critique of functionalist reason. (Trans. Thomas McCarthy.) Boston: Beacon Press, 1984, 1987. Lankester, A. J. 2013. Conceptual and operational understanding of learning for sustainability: A case study of the beef industry in north-eastern Australia. Journal of Environmental Management, 119, 182-193. Morçöl, G. 2023. Complex governance networks foundational concepts and practical implications. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.