Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE PARA A BOVINOCULTURA
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paulo Vinícius de Miranda Pereira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC - Campus Tarauacá Responsável pela submissão
2 - Verônica Schmidt
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Veterinária

Reumo

O desenvolvimento sustentável deve ser entendido em seu caráter dinâmico. A sustentabilidade representa se fazer negócios que promove a responsabilidade social, potencializando a redução dos impactos ao meio ambiente e preservando a integridade do planeta para futuras gerações, sem deixar de lado a rentabilidade econômico-financeira do empreendimento (SILVA et al., 2009). O tema sustentabilidade ainda está sendo familiarizado no ambiente da bovinocultura e já há a consciência da utilização de bens sem comprometer a oferta para gerações futuras.
Existem várias maneiras de mensurar, monitorar e avaliar os progressos de empresas em direção a sustentabilidade., mas nenhum desses métodos representa até o presente momento um instrumento que pode ser utilizado por empresas de diferentes setores industriais. Dessa forma, quais são os indicadores mais adequados para avaliar a sustentabilidade da bovinocultura? Diante disto, este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento sistemático dos métodos existentes de avaliação da sustentabilidade publicados e utilizados na bovinocultura.
O desenvolvimento sustentável é uma estratégia utilizada em longo prazo para melhorar a qualidade de vida da sociedade, ou seja, deve integrar aspectos ambientais, econômicos e sociais. O ato de gerenciar é elaborado com base nos resultados das avaliações da sustentabilidade (FEIL;SCHREIBER, 2017). Entre os 17 ODS, os objetivos 2, 12 e 13 estão ligados à temática. Ao estabelecer uma meta de agricultura sustentável, a ONU descreve que garantir sistemas sustentáveis de produção, significa fortalecer a práticas que aumentem a produtividade e a produção ao mesmo tempo que mantem os ecossistemas.
Realizou-se uma Revisão Sistemática sobre modelos de avaliação da sustentabilidade utilizados na bovinocultura. Realizou-se uma pesquisa nas bases Web of Science e Scopus. A busca foi realizada usando a combinação de caracteres em inglês, utilizando palavras-chave conforme Schindler, Graef e König (2015). As publicações foram analisadas de acordo com as características propostas pelos mesmos autores. Analisou-se as todo o período até o ano de 2022. Após a análise e comparação dos métodos de avaliação de sustentabilidade, foi escolhida a ferramenta que melhor atendeu aos critérios de seleção.
Os resultados mostraram que foram encontradas e analisadas 14 publicações. Quanto às escalas de avaliação todos os trabalhos avaliados foram na escala local. Quanto aos métodos de avaliação de sustentabilidade, o MESMIS foi o mais aplicado pelos pesquisadores em 35% das produções. Todas as abordagens metodológicas selecionadas na pesquisa apresentam uma avaliação para o desenvolvimento sustentável e consideram os critérios relacionados às três dimensões da sustentabilidade. Mas nem todas as abordagens metodológicas consideram essas dimensões em termos iguais.
A Revisão Sistemática neste estudo forneceu uma visão geral estruturada do estado atual em relação à avaliação da sustentabilidade na bovinocultura. O estudo apresentou uma pequena variedade de métodos aplicados na avaliação da sustentabilidade na bovinocultura, analisando-se uma amostra de 09 abordagens metodológicas. Os modelos SAFA e MESMIS foram os que mais integraram aspectos essenciais para a sustentabilidade da atividade da bovinocultura. Os métodos preconizam envolvimento ativo dos envolvidos no processo produtivo, sendo possível ainda adaptar o método às condições locais específicas.
SILVA, J. et al. Gestão ambiental: uma análise da evidenciação das empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). RGSA, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 56–71, 2009. FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 667–681, 2017. SCHINDLER, J.; GRAEF, F.; KÖNIG, H. J. Methods to assess farming sustainability in developing countries. A review. Agronomy for Sustainable Development, Les Ulis, v. 35, n. 3, p. 1043–1057, 2015.