Resumo

Título do Artigo

BENS COMUNS, PRODUTOS VERDES E CONSUMO: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Velozo Valenga
- Unicentro Responsável pela submissão
2 - Carlos Alberto Marçal Gonzaga
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - PPGDC
3 - Silvio Roberto Stefani
- Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Reumo

Esta pesquisa é voltada ao consumo de produtos verdes, e mais especificamente os fabricados em uma fosforeira do Estado do Paraná. O estudo é uma sequência de outros trabalhos já realizados, sobre produção de fósforos verdes, os quais possibilitaram a identificação das mudanças que ocorreram no processo produtivo da fosforeira, como a minimização da utilização de recursos naturais, impactos ambientais, rejeitos produtivos, entre outros. Todavia, há uma falta de conhecimento, por parte da sociedade, dos métodos sustentáveis utilizados pela empresa, que pode influenciar o seu consumo.
O objetivo principal deste trabalho foi identificar a percepção dos munícipes residentes na mesma cidade sobre a produção e consumo dos produtos verdes fabricados pela fosforeira em questão. Outrossim, o estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: quais as percepções da sociedade sobre o consumo de produtos verdes, mais especificamente os fabricados pela fosforeira, e a influência desse comportamento para o bem comum?
Os principais conflitos socioambientais ocorrem pela posse e consumo levianos dos bens comuns, que não são ilimitados e que deveriam ser consumidos com maior racionalidade. Assim, há necessidade de um ponto de equilíbrio entre a utilização em excesso e a não utilização desses recursos, por meio da conscientização da sociedade em prol do coletivo (Gonzaga, Denkewicz, Julião, 2021, Ostrom et al, 1999).
A pesquisa foi classificada como qualitativa e interpretativista, pois foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com munícipes de diversas idades e escolaridades e realizada análise de conteúdo em categorias de análises.
Com relação à percepção da sociedade de Irati sobre a produção e consumo dos fósforos verdes produzidos na própria cidade, verifica-se que as práticas organizacionais verdes realizadas pela empresa de fósforos, são pouco percebidas, não exercendo influência significativa para a sua aquisição. Isso quer dizer que, ainda que a empresa realize suas atividades de forma ambientalmente correta, há um desconhecimento por parte da sociedade local, que não sabe ou não percebe os benefícios advindos desse tipo de produção. Reitera-se, aqui, portanto, a importância de ações de marketing .
As conclusões apontam que os entrevistados pouco compreendem a influência do seu consumo insustentável com relação às práticas coletivas, bem como o desfecho desse tipo de consumo para o bem comum. Aponta-se ainda para a aceleração da finitude dos bens comuns, como uma grande lacuna que deve ser estudada e incentivada como geração de conhecimento.
Gonzaga, C.A.M.; Denkewicz, P.; Julião, R.P. (2021). Conservação, comunidades locais e território: natureza para quem? Geosul, 36(79). DOI: 10.5007/-5230.20221771.e76757. Valenga, A. C. V.; Costa, Z. F. (2020). Produção de fósforos ecológicos: um caminho para a sustentabilidade organizacional. Atlântico Business Journal, 4(1). Ostrom, E. et al. (1999). Revisiting the Commons: local lessons, global challenges. Science, 284, p.278-282.