Resumo

Título do Artigo

Incompletude do conceito de criação de valor para produtos da sociobiodiversidade: uma discussão teórica
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Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - Sérgio Castro Gomes
- Universidade da Amazônia Responsável pela submissão
2 - PABLO QUEIROZ BAHIA
UNAMA - ALCINDO CACELA - ALCINDO CANCELA - PPAD DOUTORADO
3 - Keila Regina Mota Negrão
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - Universidade da Amazônia / Faculdade Estácio do Pará
4 - Ivana Ribeiro Drago
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Ufra

Reumo

Os estudos sobre estratégias de criação e distribuição de valor são discutidos pelo campo da gestão estratégica a bastante tempo (Barney, 1991; Bowman e Ambrosini, 2000; Brandenburguer e Stuart, 1996; Brito et al., 2012; Ito et al., 2012; Porter, 1985), seja na perspectiva fundamentada na economia neoclássica ou na teoria ancorada nos recursos internos da empresa. No entanto, a formação do preço na lógica da economia neoclássica não reconhece a escassez dos recursos naturais, pois assume que esses recursos estão em abundância na natureza e com isso o custo de oportunidade fica perto de zero pa
Por muito tempo os economistas se preocuparam com as regras que governam a otimização do sistema econômico e os processos de reprodução, deixando de lado como a natureza assegurava, de forma espontânea, essa reprodução. Esse comportamento se altera na medida que há o crescimento populacional, o aumento do consumo de bens móveis e imóveis e serviços, o descarte desses produtos na natureza e o risco de esgotamento dos recursos naturais evidenciando que o crescimento da economia não está desassociado da biosfera. Esses problemas são discutidos a séculos por pesquisadores que relacionavam o cresci
A construção teórica desenvolvida neste ensaio assume a necessidade de integrar as teorias da economia neoclássica, ambiental, ecológica e da gestão estratégica, de maneira a subsidiar a discussão sobre a incompletude do conceito de criação de valor, especialmente, no caso de produtos da cadeia da sociobiodiversidade, como definido no Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, em 2009, pelos Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Ministério do Meio Ambiente – MMA e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS. Entende-se que o processo de
Barney, J.B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management. Vol.17, p.99-120, 1991. Besanko, D. et al. A Economia da Estratégia. 5. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. Bowman,C.; Ambrosini, V.. Value Creation Versus Value Capture: Towards A Coherent Definition Of Value In Strategy. British Journal Of Management, V. 11, N. 1, P. 1-15, 2000. Brandenburger, A. M.; Stuart JR, H.W.. Value?Based Business Strategy. Journal Of Economics & Management Strategy, V. 5, N. 1, P. 5-24, 1996. Brito, R.P.; Brito, L.A.L. Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordage