Resumo

Título do Artigo

Panorama sobre o uso da ISO 50001 como modelo de Gestão Energética em Instituições de Ensino: Um Estudo Bibliométrico de 2011 a 2023.
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Alessandro de Almeida
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica Responsável pela submissão
2 - Diego Matias Pinheiro
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica
3 - Roberta Dalvo Pereira Conceição
- CEFET-RJ
4 - Gilson Pedro Ranzula
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica

Reumo

A energia elétrica é essencial para as atividades humanas. Com o esgotamento de fontes não renováveis de energia há uma crescente busca por fontes renováveis e pelo uso eficiente da energia elétrica. A eficiência energética surge como uma ferramenta de baixo custo e impacto relevante para reduzir os gastos com energia. A norma ISO 50001 foi desenvolvida para melhorar o desempenho energético, sendo amplamente aceita por empresas industriais, no entanto sua aplicação em escolas e instituições de ensino seja um campo emergente de pesquisa necessitando maiores pesquisas sobre o assunto.
Embora sua aplicação em escolas e instituições de ensino seja um campo emergente de pesquisa, estudos têm mostrado seu potencial para melhorar a gestão de recursos e a conformidade com requisitos legais, além de contribuir para a imagem corporativa e a competitividade. Este artigo busca elaborar um panorama atual do cenário de implementação da norma ISO 50001, bem como sua possível utilização em instituições de ensino, visando preencher lacunas de pesquisa e contribuir para futuros projetos nessa área.
A eficiência energética representa um dos principais componentes para a conservação de energia, compreendendo numa variável resultante na relação entre fatores econômicos, políticos e sociais. De fato, um Sistema de Gestão Energética a luz da Norma ISO 50001 atua na redução do consumo de energia, e como efeito a redução da emissão dos gases de efeito estufa, possibilitando a melhoria contínua de seu sistema de performance energética. No mais, políticas nacionais, regionais e globais têm sido fomentadas e implementadas para facilitar sua adoção frente aos resultados positivos obtidos.
Uma pesquisa bibliométrica foi conduzida para analisar artigos científicos sobre a ISO 50001 - Sistemas de Gestão da Energia. A pesquisa abrangeu a busca de artigos nas bases Web of Science e Scopus, usando palavras-chave específicas. A análise dos resultados foi realizada com o software RStudio e a extensão Biblioshiny, permitindo métricas bibliométricas e visualização de dados. O Excel também foi utilizado para categorização das áreas de estudo relevantes relacionadas à eficiência energética. Critérios de exclusão foram aplicados para remover artigos irrelevantes ou duplicados
Após a análise, pôde se observar que a esmagadora maioria dos estudos são voltadas ao setor de produção industrial (63%), seguidos por “Estudos sobre a Norma”, com apenas 9%. Outro fato que chamou a atenção é que apenas 4% dos artigos encontrados são estudos relacionados ao uso das diretrizes da ISO 50001 em instituições de ensino, ou seja, apenas 9 artigos referem-se a este tema, evidenciando um grande descompasso entre pesquisas do ramo da eficiência energética em Instituições de Ensino que possam se beneficiar de um sistema de gestão energética baseado nas diretrizes da norma
Foi possível perceber que a quantidade de publicações relacionadas ao uso da norma tem aumentado desde o seu lançamento em 2011, contudo, ainda é um número relativamente baixo, sendo um fator relevante na busca por maiores esclarecimentos sobre o porquê deste assunto não está sendo mais estudado. A análise dos artigos demonstrou também que as pesquisas se concentraram principalmente no setor industrial em comparação às outras áreas de aplicação. Outro destaque foi a baixa quantidade de artigos que abordam a utilização da ISO 50001 em Instituições de Ensino, necessitando mais estudos a respeito
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 50001: Sistemas de gestão da energia - Requisitos com orientação para uso. Rio de Janeiro, 2018; BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Guia de Eficiência Energética em Edifícios Públicos. Brasília – DF, 2022.; BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Guia prático: conceitos e ferramentas de gestão e auditoria energéticas. Brasília, ed. 1, p. 80, 2015. ISBN 978-85-7738-251-4.; LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3ª ed. São Paulo: PW Editores, 2014.