Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS: uma análise em um laboratório clínico
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Socorro Auxiliadora da Silva Menezes
Faculdade Luciano Feijão - 1
2 - MARIA DO SOCORRO SILVA MESQUITA
- FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE Responsável pela submissão
3 - ROGEANE MORAIS RIBEIRO
- Universidade Vale do Itajai
4 - TICIANA PARENTE
Faculdade Luciano Feijão - Faculdade Luciano Feijão
5 - Cellyneude de Souza Fernandes
- Sobral

Reumo

O consumo desenfreado do ser humano tem sido prejudicial ao meio ambiente, se agravando após o desenvolvimento da sociedade capitalista, que causou problemas socioambientais (SOUZA; ARMADA, 2017). Desde o final do século XX, a sociedade ficou mais consciente da importância ambiental, e, o respeito ao meio ambiente se tornou uma pauta presente em discussões políticas e empresariais, ganhando notoriedade, principalmente em pesquisas acadêmicas.
Como os laboratórios clínicos podem contribuir com a adoção de práticas para a sustentabilidade? Assim, o objetivo desse trabalho consiste em analisar as práticas de sustentabilidade adotadas em um laboratório clínico de Sobral – CE.
Questões sociais e ambientais se tornaram um tema bastante discutido pela sociedade desde o final do século XX. Nesse cenário, as organizações desenvolveram ações voltadas para a sustentabilidade, surgindo a responsabilidade social corporativa. Além disso, as empresas estão cada vez mais conscientes de sua função social, sendo consequência das pressões sociais que o público exerce para observar as empresas de forma aprofundada (ANDRADE; CASTRO, 2018).
O estudo se classifica como uma pesquisa qualitativa, por ter o objetivo de extrair dos entrevistados seus pensamentos e posicionamentos livremente ditos a respeito das práticas sustentáveis de um laboratório clínico. A pesquisa foi conduzida pelo método de estudo de caso considerando o contexto do Laboratório Clínico de Sobral – CE (LACLISO), devido esse ser referência na cidade, possuindo bastante tempo de atuação e ser do conhecimento da autora que esse laboratório tem práticas sustentáveis.
A fim de preservar a identidade dos respondentes, esse foram identificados como x, y e z. As respostas a respeito de cada pergunta são evidenciadas em quadros que leva em consideração o respondente e a resposta dada. Inicialmente, os respondentes foram questionados sobre quando a sustentabilidade passou a ser foco da organização. Quanto às práticas de proteção ambiental, observa-se a dificuldade da empresa em adotar ações voltadas para o 3R’s (redução, reutilização e reciclagem), devido a possibilidade dos materiais descartados estarem contaminados.
O estudo atingiu seu objetivo ao analisar as práticas sustentáveis em um laboratório de Sobral – CE. Observa-se que as ações voltadas para a proteção ambiental, ecoeficiência, gestão de resíduos sólidos e de risco ambiental, percebendo-se um alinhamento com a dimensão ambiental do tripé da sustentabilidade. Além disso, foi notório que essas práticas trouxeram benefícios para a empresa, não se limitando apenas a melhoria da percepção pública, mas também à redução de gastos.
ANDRADE, M. C; CASTRO, H. C. A sustentabilidade empresarial e as relações públicas. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Helder_Castro5/publication/330551188_A_SUSTENTABILIDADE_EMPRESARIAL_E_AS_RELACOES_PUBLICAS/links/5febca3692851c13fed38357/A-SUSTENTABILIDADE-EMPRESARIAL-E-AS-RELACOES-PUBLICAS.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022. SOUZA, M. C. S. A; ARMADA, C. A. S. Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade: Evolução Epistemológica na Necessária Diferenciação entre Conceitos. Revista Direito e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 17-35, jul./dez 2017.