Resumo

Título do Artigo

Fatores Motivacionais: Empreendedorismo Social e Sustentável
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Amanda Gomes
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA - UVA Responsável pela submissão
2 - Tamyres Mesquita da Silva
-

Reumo

O empreendedorismo, foi justamente essa capacidade de visão, criação e inovação que levou o homem a desenvolver e encontrar soluções para as necessidades surgidas ao longo das épocas, desde a antiguidade. Dessa maneira, o empreendedorismo é fundamental para a economia de um país, a composição ou desenvolvimento de novas organizações gera mais empregos, aumento da renda e uma evolução na economia de uma nação. Sendo assim, o empreendedor tem a capacidade de agregar valor ao produto e serviço, estando constantemente atento ao gerenciamento do capital.
Esse artigo tem como objetivo analisar e identificar os motivos que levam a empreender de acordo com o nicho explorado (ambiental e social), destacando as dificuldades, e apontando as principais características e benefícios. Além disso, foi apontado os benefícios e os desafios de um empreendedor sustentável. Um assunto que necessita ser discutido e que nos leva a refletir como o meio ambiente está sendo usado pelo meio empresarial e quais as implicações, desafios e aspirações, no qual será realizado a partir de pesquisas bibliográficas.
Diante disso, o presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre os Fatores Motivacionais no Empreendedorismo Social e Sustentável e tem como objetivo analisar e identificar os motivos que levam a empreender de acordo com o nicho explorado (ambiental e social), destacando as dificuldades encontradas pelos empreendedores na condução de seus negócios, e apontando as principais características. Em seguida, foi apontado os benefícios e os desafios de um empreendedor sustentável.
Foram lidos todos os resumos das publicações a partir dos seguintes critérios de inclusão: artigos científicos na temática proposta e textos e livros disponíveis online. A busca dos artigos consistiu no uso das palavras “Motivação``, ? Empreendedorismo``, ? Sustentabilidade``. Como critério, foram excluídas as monografias, teses, dissertações, publicações em outros idiomas. Todos os artigos foram consultados diretamente na plataforma Google Acadêmico, em específico artigos publicados nos periódicos das bases de dados de empreendedorismo , inovação e sustentabilidade: Global Entrepreneurship
O processo de avaliação abarca múltiplas aspectos e dimensões. Diante disso, o empreendedorismo social tem como habilidade reconhecer e tirar vantagens das oportunidades sociais, além de criar valor social. já o empreendedorismo tradicional busca resultados imediatos e está sempre esperando obter lucro em um mercado consolidado, o Empreendedorismo ambiental entende a sua responsabilidade no ecossistema e seu impacto nos negócios. o empreendedorismo sustentável busca unir o lucro da empresa e a estratégia de responsabilidade social.
Portanto, foi alcançado o objetivo do trabalho, onde foi analisado e identificado os motivos que levam a empreender de forma social e sustentável, mostrando as características, benefícios e as adversidades presentes no empreendedorismo. buscamos também entender o processo do empreendedor na economia e as soluções dos problemas ambientais e sociais. além do mais, o estudo nos trouxe os principais obstáculos enfrentados pelos empreendedores, principalmente os que se arriscam em negócios sustentáveis. Essa pesquisa nos trouxe um panorama de informações sobre empreendedorismo social e sustentável.
AQUINO, C. Inovação e espírito empreendedor - prática e princípios. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 21, n. 3, p. 163 a 168, 1987. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/9758. Acesso em: 28 mai. 2023. ANDRADE, M., Marina de, & Maria, L., Eva. (2003). Fundamentos de metodologia científica. https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1239 BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: Conceitos, modelos e instrumentos. 4. Ed. São Paulo: Saraiva 2016. BALBINOT, Z., & Borim-de-Souza, R. (2012). Sustainable development and su