ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO ENTRE BEM-ESTAR FINANCEIRO E PRODUTIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
1 - Fabienne Mara Ferreira Matos Universidade Federal de Itajubá - IEPG/ UNIFEI
Responsável pela submissão
2 - André Luiz Medeiros Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
Reumo
O ensaio discute a relevância crítica da alfabetização financeira nas organizações, salientando como a carência de aptidão financeira tem consequências como endividamento e stress, que repercutem na produtividade laboral.
Argumenta-se pela integração da educação financeira à aprendizagem organizacional e responsabilidade social, com base na Teoria da Organização que Aprende de Senge. Essa integração é vista como benéfica para organizações e empregados, gerando retenção de talentos e minimização de custos relacionados a problemas de saúde.
A necessidade de investigação adicional é ressaltada, para avaliar o impacto real pós-implementação desses programas. A adoção dessa abordagem é destacada como estratégica, visando ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento do capital humano das empresas.