Resumo

Título do Artigo

ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO ENTRE BEM-ESTAR FINANCEIRO E PRODUTIVIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fabienne Mara Ferreira Matos
Universidade Federal de Itajubá - IEPG/ UNIFEI Responsável pela submissão
2 - André Luiz Medeiros
Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Reumo

O ensaio discute a relevância crítica da alfabetização financeira nas organizações, salientando como a carência de aptidão financeira tem consequências como endividamento e stress, que repercutem na produtividade laboral.
Argumenta-se pela integração da educação financeira à aprendizagem organizacional e responsabilidade social, com base na Teoria da Organização que Aprende de Senge. Essa integração é vista como benéfica para organizações e empregados, gerando retenção de talentos e minimização de custos relacionados a problemas de saúde.
A necessidade de investigação adicional é ressaltada, para avaliar o impacto real pós-implementação desses programas. A adoção dessa abordagem é destacada como estratégica, visando ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento do capital humano das empresas.
ANTONELLO; GODOY 2010. ARDICHVILI; WENTLING 2003. BISPO 2013. BOOTH, PAPAIOANNOU, SUTTON 2012. BRASIL. 2020, 2010. BRITO, OLIVEIRA, CASTRO 2012. BROWN; TAYLOR; PRICE 2005. CALANDRO; HOFFMIRE 2022. CAMPARA, VIEIRA, CERETTA 2016. CFPP. 2015. CNDL/SPC Brasil. 2020. HASTINGS; TEJEDA-ASHTON 2008. DOMINGOS 2023. FERREIRA 2019. FRADE 2008. GADELHA SOUZA 2017. GHERARDI, NICOLINI, ODELLA 1998. GHERARDI, NICOLINI 2000. Gil 2017. INAZAWA 2009. KÜHL; VALER; GUSMÃO 2016. LUNENBURG 2011. LUSARDI 2019, 2022. LUSARDI; MITCHELL 2014. MANDELL, KLEIN 2009. MASSARO, NAVARRO 2013. Entre outros.